Interações entre as linguagens de arte/mídia partir da RV-Realidade Virtual e RA-Realidade Aumentada

Autores

  • Rodrigo Oliva Universidade Paranaense
  • José Bidarra Universidade Aberta de Portugal

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.206322

Palavras-chave:

Arte, Mídia, Interações, RV-realidade virtual, RA-realidade aumentada

Resumo

Este estudo amplia o debate sobre os processos que emergem da confluência entre as linguagens artísticas e das mídias, a partir dos recursos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, expandindo o painel traçado por Pierre Lévy, Marshal McLuhan, Vilém Flusser e Lev Manovich. Artistas, como Björk, vem explorando e se aproximando de tal perspectiva com o intuito de criar novas formas que reconfiguram os espaços de interação arte, jogos e media digitais. Este estudo reflete sobre como estes caminhos vêm desenhando novas arquiteturas e formas de confluência que colocam sujeitos e suas percepções em diálogo com tecnologias de inovação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Oliva, Universidade Paranaense

    Doutor em Comunicação e Linguagens pela UTP. Coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Tecnologia em Produção Audiovisual. Docente cursos de Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Produção Audiovisual e Psicologia da Universidade Paranaense UNIPAR. Experiência em Avaliação de Autorização e Reconhecimentos de Cursos pelo INEP. Experiência docente em cursos na área da Comunicação e Psicologia, especificamente nos estudos de teorias da comunicação, linguagem e interações, novas tecnologias da comunicação, história, estética das mídias, cinema, televisão, vídeo.

  • José Bidarra, Universidade Aberta de Portugal

    Doutor pela Universidade Aberta de Portugal, Especialidade de Comunicação Educacional. Professor desta universidade sobre unidades curriculares nas áreas de narrativas digitais e multimédia. Exerce várias funções de coordenação acadêmica. Membro do CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação e da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD), parceria da Universidade Aberta com a Universidade do Algarve. Atividades de investigação:  narrativas, jogos e mídia digitais em aplicações educacionais, sendo orientador de inúmeras teses de mestrado e de doutoramento.

Referências

Arantes, P. (2005). @rte e mídia: perspectiva da estética digital. Senac.

Araújo, D. (2007). Imagens revisitadas: ensaio sobre a estética da hipervenção. Sulina.

Azuma, R. T. (1997). A survey of augmented reality. Presence: teleoperators and virtual environments, 6(4), 355–385.

Figueiredo, M., Gomes, J., Gomes, C. & Lopes, J. (2014). Augmented Reality Tools for Teaching and Learning. International Journal on Advances in Education Research, 1(1), 22-34.

Flusser, V. (2007). O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Cosac & Naify.

Han, Byung-Chul. (2018). No enxame: Perspectivas do digital. Vozes.

Lévy, P. (1999). Cibercultura. Editora 34.

Lipovetsky, G. (2016). Da leveza: rumo a uma civilização sem peso. Manole.

Manovich, L. (2001) The Language of New Media. MIT Press.

Mcluhan, M. (1964) Os meios de comunicação como extensões do homem. Cultrix.

Tori, R. & Kirner, C. (2006). Fundamentos da Realidade Virtual. In: Tori, R., Kirner, C. & Siscoutto, R. A. (eds.) Fundamentos e tecnologias da Realidade Virtual e Aumentada. SBC.

Wu, C.-F. & Chiang, M.-C. (2013). Effectiveness of applying 2D static depictions and 3D animations to orthographic views learning in graphical course. Computer Education, 63, 28–42.

Downloads

Publicado

2023-02-11

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Interações entre as linguagens de arte/mídia partir da RV-Realidade Virtual e RA-Realidade Aumentada. (2023). Novos Olhares, 11(2), 94-101. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.206322