Possibilidades Criativas da Reportagem Radiofônica

Autores

  • Nivaldo Ferraz

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2012.55401

Palavras-chave:

Rádio, Radiojornalismo, Música, Drama radiofônico.

Resumo

Com uma revisão crítica em parte das regras objetivas de manuais sobre radiojornalismo, este documento tenta defender o uso dinâmico das possibilidades sonoras pertencentes à expressão radiofônica como elementos informativos e, sobretudo, o redimensionamento desses elementos à frente, e não ao fundo da reportagem de rádio. Propõe agregar à reportagem de rádio o uso de música que apoie a sonoridade de forma participativa na narrativa, de ruídos naturais ou produzidos e de recursos dramáticos pertencentes à tradição radiofônica como alternativas narrativas que recompõe a história que a reportagem relata.

 

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Biografia do Autor

  • Nivaldo Ferraz
    Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou como roteirista e intérprete em produções de ficção para rádio da extinta agência Lintas Publicidade e da Rádio USP. Jornalista nas rádios Gazeta e Cultura de São Paulo como redator, repórter, diretor e apresentador de programas. Professor de radiojornalismo e coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo. Doutorando do Programa em Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP. Email: nivaldoferraz@usp.br

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Publicado

2012-12-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Possibilidades Criativas da Reportagem Radiofônica. (2012). Novos Olhares, 1(2), 62-73. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2012.55401