Espaços Midiáticos e Contraestigmatização: Raça Brasil e a valorização do negro brasileiro

Autores

  • Daniele Gross

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.57040

Palavras-chave:

Raça Brasil, Mídia negra, Contraestigmatização, Segmentação.

Resumo

Este artigo traz parte da trajetória da imprensa no Brasil, em específico da mídia negra. Aborda também o mercado revisteiro e sua segmentação e informações sobre Raça Brasil, revista mensal e comercial, que se transformou no maior sucesso midiático desse segmento e que, desde seu início, teve como um de seus principais objetivos reverter o quadro de invisibilidade social desse grupo étnico. O artigo também debate os efeitos que um espaço midiático pode gerar na contraestigmatização dos sofrimentos impetrados às minorias sociais.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniele Gross
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências da Comunicação e membro do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas – ambos pela mesma Instituição –, é também docente de cursos de Comunicação Social.

Referências

ALMADA, Sandra. 10 anos de muita Raça Brasil. Raça Brasil, São Paulo, n. 102, p. 22-29, setembro 2006.

A REVISTA no Brasil. São Paulo: Editora Abril, 2000.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

______. Vida Para Consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.

COHEN, Ilka Stern. Diversificação e segmentação dos impressos. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de (orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo, Editora Contexto, 2008.

CORRÊA, Thomaz Souto. A era das revistas de consumo. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de (orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo, Editora Contexto, 2008.

FURTADO, Maria Célia. Joana é um gênio. Em Revista, São Paulo, n. 6, p. 8-15, maio 2004.

GARCÍA-CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.

GROSS, Daniele. Raça em Revista: identidade e discurso na mídia negra. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) — Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

LUCA, Tania Regina de. Diversificação e segmentação dos impressos. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de (orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2 ed., 2006.

MARTINS, Ana Luiza & LUCA, Tania Regina de. Introdução: pelos caminhos da imprensa no Brasil. In: __________ (orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo, Editora Contexto, 2008.

MARTINS, Ana Luiza. Imprensa em tempos de Império. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de (orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo, Editora Contexto, 2008.

MIRA, Maria Celeste. O leitor e a banca de revistas. São Paulo: Olho D’Água / FAPESP, 2001.

MOREL, Marco. Os primeiros passos da palavra imprensa. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de (orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo, Editora Contexto, 2008.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no séc. XX: neurose. 9 ed. / 2a reimpressão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

NICOLAU JR., Jader. Aroldo Macedo: energia e audácia para realizar grandes sonhos. Portal Afro, 2001.

NICOLINI, Veridiana Kunzler. Revista Raça Brasil: negros em movimento. Dissertação de Mestrado. São Paulo: PUC/SP, 2007.

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA. Memória: o pioneiro da mídia negra americana. 16/ago/2005. Disponível em <http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=342MEM001>. Consultada em 13 set. 2007.

OLIVEIRA, Lindomar Alves de. Raça, Comunicação e Cultura: a temática racial na revista Raça Brasil. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP – São Paulo, 2007.

PANORAMA do mercado brasileiro de revistas. Revistas em Números. São Paulo, p. 12-30, 2004/2005. Edição Especial.

ROMANCINI, Richard & LAGO, Claudia. História do Jornalismo no Brasil. Florianópolis: Insular, 2007.

SANTOS, João Batista Nascimento dos. O Negro Representado na Revista Raça: a estratégia de identidade da mídia étnica. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. 3 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

SÍNTESE de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira (2009). Rio de Janeiro: IBGE, 2009. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>.

VANNUCHI, Camilo; MELO, Liana; DUARTE, Sara. Cheios de Raça: com maior visibilidade na mídia, os negros comemoram resultados importantes na luta contra o preconceito. IstoÉ, n. 1789, São Paulo, 21 janeiro 2004. Disponível em <http://www.terra.com.br/istoe/1789/comportamento/1789_cheios_de_raca.htm>. Consultado em 29 de mar de 2009.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Espaços Midiáticos e Contraestigmatização: Raça Brasil e a valorização do negro brasileiro. (2013). Novos Olhares, 2(1), 46-55. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.57040