“Cabelo de Bombril”? Ethos publicitário, consumo e estereótipo em sites de redes sociais

Autores

  • Fernanda Ariane Silva Carrera
  • Luciana Xavier de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.57042

Palavras-chave:

Cibercultura, Estereótipo, Identidade, Publicidade, Sites de redes sociais

Resumo

Em junho de 2012, um conjunto de manifestações foram divulgadas no Facebook, contrárias à veiculação do logo de uma peça publicitária lançada pela empresa Bombril. A peça em questão era baseada na silhueta de uma mulher de cabelos crespos, o que levou a associações negativas imediatas, por uma parcela de usuários/consumidores, entre o cabelo de origem africana e a palha de aço. O presente artigo visa propor uma reflexão a respeito da construção do ethos publicitário a partir do estereótipo como estratégia de representação, recorrendo a pressupostos teóricos que fundamentam as discussões a respeito do ethos enunciativo, do consumo e da representação identitária em novos contextos de tecnologia e sociabilidade.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Ariane Silva Carrera
    Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Gramática e Texto pela Universidade Salvador (UNIFACS). Graduada em Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL).
  • Luciana Xavier de Oliveira
    Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

ATEM, Guilherme N. O discurso da ordem: a publicidade como construção sociodiscursiva da realidade. Anais do XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO (INTERCOM). Curitiba, 2009

BARTHES, Roland. L’ancienne rhétorique. In: Communications, 16, 1966.

BATISTA, Leandro Leonardo; COSTA, Marco Aurélio Ribeiro. O racismo subentendido: a comunicação “politicamente correta” e seus efeitos em estereótipos e preconceitos. In BATISTA, Leandro Leonardo; LEITE, Francisco (Org.). O negro nos espaços publicitários brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo. São Paulo: Escolha de Comunicações e Artes/USP: Coordenadoria dos Assuntos da População Negra, 2011. p.119-130.

_____; LEITE, Francisco (Org.). O negro nos espaços publicitários brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo. São Paulo: Escolha de Comunicações e Artes/USP: Coordenadoria dos Assuntos da População Negra, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BAYM, Nancy K. Personal connections in the digital age. Malden: Polity Press, 2010.

BHABHA, Homi. O local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens. Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 2004.

DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987

GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação: nº.23 Rio de Janeiro, Maio/Agosto 2003.

_____. Sem Perder a Raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LEMOS, André. Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LODY, R. G. da M. Cabelos de Axé: Identidade e resistência. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2004.

LYSARDO-DIAS, Dylia. A Construção e a desconstrução de estereótipos pela publicidade brasileira. In: MACHADO-BORGES, Thais. Passando dos limites? Mídia e transgressão – Casos brasileiros. Stockholm Review of Latin American Studies. Issue No 2. Institute of Latin American Studies, Stockholm University, Sweden, 2007

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

MEAD, G.H. Mind, self and society: from the standpoint of a social behaviorist. Chicago: University of Chicago Press; 1972.

MERCER, Kobena. Black hair/style politics. In. New Formations. Londres: Lawrence & Wishart, n. 3. p. 33-54, 1987. Disponível em: . Acesso em 30 ago 2012.

PALÁCIOS, A. J. As marcas na pele, as marcas no texto: sentidos de tempo, juventude e saúde na publicidade de cosméticos, em revistas femininas durante a década de 90. Tese de doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Universidade Federal da Bahia, 2004.

PINTO, Alessandra G. Publicidade: um discurso de sedução. Porto: Porto Editora, 1997.

RIBEIRO, José Carlos. Um olhar sobre a sociabilidade no ciberespaço: aspectos sócio-comunicativos dos contatos interpessoais efetivados em uma plataforma interacional on-line. Tese (doutorado) – Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTOS, Jocélio Teles. O negro no espelho: imagens e discursos nos salões de beleza étnicos. Estudos Afro-asiáticos, nº38. Rio de Janeiro, dezembro 2000.

SANSONE, Lívio. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra do Brasil. Salvador/Rio de Janeiro, Edufba/Pallas, 2004.

SIBÍLIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

TROTTA, Felipe da Costa; SANTOS, Kywza J. F. P. dos Santos. Respeitem meus cabelos, brancos: música, política e identidade negra. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 225-248, jan./abr. 2012.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

“Cabelo de Bombril”? Ethos publicitário, consumo e estereótipo em sites de redes sociais. (2013). Novos Olhares, 2(1), 67-75. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.57042