SomArte no Rádio: Visionários, Vanguardistas e Alquimistas no Éter

Autores

  • Vanderlei Baeza Lucentini USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.57043

Palavras-chave:

Rádio Arte, Rádio de Vanguarda, Arte Sonora, Música Eletroacústica.

Resumo

O direcionamento ideológico e econômico configurou o rádio como um meio de comunicação de massa no formato de noticiários, entretenimento, música e esportes. Contudo, no decorrer do século XX, o rádio passou por significativas mudanças, muitas vezes no underground da estrutura dominante, através do redescobrimento desse veículo como fonte de expansão para as novas possibilidades de expressão artística. Com a apropriação dos novos recursos oferecidos pela tecnologia, alguns artistas visionários, com o suporte do poder público, aventuraram-se por novos territórios e pelas novas dimensões espaciais para um novo público. Nesse ambiente de experimentação artística surgem a música concreta, a música eletrônica, a música eletroacústica, a radio art, a hörspiel, o docudrama e a relação dessas experiências com uma audiência mais ampla.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanderlei Baeza Lucentini, USP
    Compositor com o enfoque na inter-relação entre música, performance art e mediação tecnológica. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte na USP, com a orientação do Prof. Dr. Artur Matuck.

Referências

CAESAR, Rodolfo. Círculos Ceifados. Rio de Janeiro, 7Letras, 2008.

CHADABE, Joel. Electric sound: the past and promise of electronic music. New Jersey: Prentice-Hall, 1997.

CHION, Michel. El arte de los sonidos fijados. Cuenca: Centro de Creacion Experimental, 2003.

FISCHER, Lucy. "Enthusiasm": From Kino-Eye to Radio-Eye. Film Quarterly, Vol. 31, No. 2 (Winter, 1977-1978), pp. 25-34. Published by: University of California Press.

GLANDIEN, Kersten. Art on air: a profile of new radio art. In: Music, Electronic Media and Culture. Aldershot: Ashgate Publishing Limited, 2000.

GRUNDMANN, Heidi. The Geometry of Silence. Disponível em: <http://www.kunstradio.at/THEORIE/geo_e.html>. Acesso em 07 jan. 2013.

HAGELÜKEN, Andreas. Acoustic (Media) Art: Ars Acustica and the Idea of a Unique Art Form for Radio – an Examination of the Historical Conditions in Germany. World New Music Magazine 16 (July, 2006), pp. 90-102.

HOLMES, Thom. Electronic and Experimental Music: technology, mechanical and culture. New York: Routledge, 2008.

MARINETTI, F. T., apud KAHN, Douglas e WHITEHEAD, Gregory. Wireless Imagination: sound, radio and the avant-garde. Cambridge: MIT Press, 1994.

KHLEBNIKOV, Velimir. The King of Time. Cambridge: Harvard University Press, 1985.

KOSTELANETZ, Richard. Texts & Proposals for Radio (In Progress Through the 1980s). Perspectives of New Music, Vol. 23, No. 1 (Autumn - Winter, 1984), pp. 44-85

LANDY, Leigh. Understanding the art of sound organization. Cambridge: MIT Press, 2007.

RAINEY, Lawrence, POGGI, Christine e WITTMAN, Laura. Futurism: an anthology / edited by Yale University Press New Haven & London 2009 (293-295)

SCHAEFFER, Pierre. Tratado dos Objetos Musicais. Brasília: Edunb - Editora da Universidade de Brasília, 1993.

______. Ensaio sobre o rádio e o cinema: ensaio e técnica das artes-relé. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

SCHNAPP, Jeffrey. Radio Syntheses. Modernism/modernity, Volume 16, Number 2, April 2009. Publicado pela: The Johns Hopkins University Press.

SPERBER, George (org). Introdução à peça radiofônica. São Paulo: E.P.U, 1980.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

SomArte no Rádio: Visionários, Vanguardistas e Alquimistas no Éter. (2013). Novos Olhares, 2(1), 76-93. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.57043