Chipmusic e a Teoria das Materialidades: Como o Aparato Tecnológico Configura a Produção Musical no Coletivo Chippanze

Autores

  • Camila Schäfer

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.57044

Palavras-chave:

Chipmusic, Videogames, Materialidades, Música, Estética tecnológica.

Resumo

Na chipmusic, os consoles de videogames e computadores domésticos da década de 1980 passam a assumir nova função, a de instrumento musical. Tendo em vista aprofundar o conhecimento sobre o tema, propomos neste artigo analisar de que forma o aparato tecnológico exerce influência sobre a produção musical de chipmusic. Nossas reflexões encontram sustentação no pensamento de autores como Marshall McLuhan, Vilém Flusser, Hans Ulrich Gumbrecht e Arlindo Machado que, cada um à sua maneira, apresentam em comum um olhar aguçado sobre as técnicas e as materialidades das mídias no processo de configuração de fenômenos culturais.

 

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Biografia do Autor

  • Camila Schäfer
    Mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.

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Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Chipmusic e a Teoria das Materialidades: Como o Aparato Tecnológico Configura a Produção Musical no Coletivo Chippanze. (2013). Novos Olhares, 2(1), 94-100. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.57044