O Novo Oeste Americano: As Reconfigurações do Western a Partir do Seriado Televisivo Breaking Bad

Autores

  • João Eduardo Silva de Araújo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.69832

Palavras-chave:

Gêneros ficcionais, Western, Ficção seriada televisiva, Breaking Bad.

Resumo

Este trabalho procura identificar, a partir de uma leitura diacrônica do mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero, como o western enquanto gênero ficcional é reconfigurado no seriado televisivo Breaking Bad. O objetivo é discernir de que modo a matriz cultural do western é articulada na série, e como ela reconfigura tal matriz, ampliando o horizonte de expectativas para o gênero. Inicialmente, contudo, o artigo procede a uma breve revisão do pensamento sobre gêneros, que é finalizada com um exame de como os Estudos Culturais se aproximam deste problema. A partir daí, decorre a análise mais específica que esta investigação propõe.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Eduardo Silva de Araújo, Universidade de São Paulo

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, no qual integra o Grupo de Pesquisa em Análise de Teleficção (a-tevê). Membro da rede de pesquisadores Obitel-Brasil, núcleo brasileiro do Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva. Atualmente, com bolsa CNPq, investiga o mundo construído no seriado Breaking Bad.
    E-mail: jesilvaraujo@gmail.com

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O Novo Oeste Americano: As Reconfigurações do Western a Partir do Seriado Televisivo Breaking Bad. (2013). Novos Olhares, 2(2), 104-118. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.69832