O Discurso “Periférico” no Centro da Narrativa Midiática

Autores

  • Guaciara Barbosa de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90205

Palavras-chave:

Periferia, série televisiva Central da Periferia, TV Globo

Resumo

A partir do projeto Central da Periferia, exibido pela TV Globo entre os anos de 2006 e 2008, analisamos os discursos em defesa de um lugar não marginal para o periférico na grande mídia. Nosso percurso metodológico articula as narrativas televisivas expressas em episódios levados ao ar e as vozes do contexto sociocomunicacional ao qual se referem tais narrativas. Observamos como as representações de uma “cultura de periferia” acionaram referências de gostos e repertórios estéticos, supostamente valorizados, em decorrência da constatação de que os produtos e processos culturais desenvolvidos pelos atores sociais da periferia alcançaram protagonismo na chamada cultura de massa, graças a um “saber fazer comunicativo” capaz de subverter as imposições de modelos cunhados pela mídia comercial hegemônica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guaciara Barbosa de Freitas

Jornalista, professora, pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará, através de bolsa de Pós-Doutorado, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior (Capes),
por meio do Programa Nacional do
Pós-Doutorado (PNPD). E-mail: guacifreitas@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Freitas, G. B. de. (2014). O Discurso “Periférico” no Centro da Narrativa Midiática. Novos Olhares, 3(2), 78-90. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90205

Edição

Seção

DOSSIÊ

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.