A crítica como recepção histórica: interfaces entre o pensamento de Walter da Silveira e o cinema brasileiro

Autores

  • Rafael Oliveira Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90214

Palavras-chave:

Walter da Silveira, crítica cinematográfica, cinema brasileiro, recepção histórica

Resumo

A partir dos escritos do crítico e ensaísta baiano Walter da Silveira, buscamos entender como o cinema brasileiro foi avalizado e julgado por ele em alguns periódicos da Bahia entre as décadas de 1950 e 1960. Partilhamos das ideias conceituais de David Bordwell (1991) e Janet Staiger (1992; 2000) que entendem a atividade crítica como parte fundamental do processo de recepção da obra fílmica a partir de sua contextualização histórica e não somente na análise das características imanentes do texto crítico. No caso de Walter da Silveira, observamos que seu olhar se equilibra entre a valorização do cinema nacional e o distanciamento analítico importante para qualquer avaliação crítica.

 

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Biografia do Autor

  • Rafael Oliveira Carvalho
    Mestre pela Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem (GRIM). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). E-mail: rafaolicarvalho@gmail.com

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A crítica como recepção histórica: interfaces entre o pensamento de Walter da Silveira e o cinema brasileiro. (2014). Novos Olhares, 3(2), 189-199. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90214