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O Fiel Como Garoto Propaganda: Análise Discursiva De Uma Campanha Publicitária Da Igreja Universal do Reino de Deus

Marco Túlio de Sousa, Jênifer Rosa de Oliveira

Resumo


Este artigo analisa a campanha “Eu sou a Universal” da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) que consiste em uma série de depoimentos de profissionais bem sucedidos que supostamente são fieis da denominação. Diferentemente dos relatos divulgados em muitos programas de TV e rádio de propriedade da igreja, a relação com a instituição não fica evidente no contexto da narrativa. Apenas no final, a vinculação com a IURD aparece por meio dos dizeres: “Eu sou a Universal”. Tendo como referencial teórico a análise de discurso francesa, de autores como Pêcheux e Orlandi, e a retórica aristotélica objetivamos identificar o tipo de relação que a IURD procura construir com o público e o modo como este reage. Para tanto, tomamos como objeto de análise o site e a página no facebook da campanha, atentando não somente para as postagens, mas também para os comentários feitos.


Palavras-chave


mídia; religião. Igreja Universal; análise do discurso

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90217

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Novos Olhares - ISSN 2238-7714
Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos.
Publicação semestral online do Programa de Pós Graduação
em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
 
 
A revista surgiu em 1998 como publicação impressa (ISSN 1516-5981).
O formato eletrônico e a numeração no formato volume/número
foram adotados em 2012, ano em que a numeração foi reiniciada.