Ao Vivo em Vai Que Cola

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.98634

Palavras-chave:

Ficção televisiva brasileira, Simulação de ao vivo, Sitcom, Teatro, Quebra da quarta parede.

Resumo

A primeira temporada de Vai Que Cola (MULTISHOW, 2013-2015) pode
ter produzido efeito singular no espectador televisivo. A simulação da transmissão
ao vivo, junto da quebra da quarta parede, a exposição dos bastidores, a reação da
plateia e o palco giratório, pode ter proporcionado ao telespectador a sensação
de sair do sofá, sentar na plateia do teatro, subir no palco de Vai Que Cola e ainda
atravessar as cortinas da sitcom. Com base no conceito da técnica do real sobre a
transmissão direta (ao vivo) de Mario Carlón e do conceito de ao vivo de Arlindo
Machado, pretende-se identificar por meio da análise audiovisual a contribuição
do teatro para a simulação do ao vivo, além de levantar um possível efeito do
produto sobre seu público.

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Biografia do Autor

  • Ana Márcia Andrade, Universidade Anhembi Morumbi

    Bolsista CAPES. Integrante do grupo de pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira, certificado pela Universidade Anhembi Morumbi, registrado no CNPQ e integrante do OBITEL. Mestranda em Comunicação Audiovisual na PPGCOM da Anhembi Morumbi (2014). Especialista em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pela ECA/USP (2012). Formada em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo (2011). Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília -UnB (2009) e graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (2007). Estagiária do programa VER TV da TV Brasil/ TV Câmara/ TV Justiça (2007). Dirigiu, produziu e atuou em performances, peças teatrais, programa de televisão, curtas e médias-metragem.





























     

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Publicado

2016-02-02

Edição

Seção

ARTIGOS