Interações sociais em ambientes digitais: um estudo sobre blogs de moda a partir de Goffman

Autores

  • Olga Carolina Pontes Bon Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.99968

Palavras-chave:

Blogs de moda, Ambientes digitais, Interação social, Erving Goffman.

Resumo

Este artigo pretende abordar algumas dinâmicas de interação social
existentes em ambientes digitais a partir da análise de uma ferramenta midiática
específica: os blogs de moda. Páginas virtuais com esse perfil ganharam
expressividade, proporcionando o desenvolvimento de uma dinâmica interacional
relevante e despertando muitos comentários com os mais diversos objetivos.
Essa expressividade contribuiu para que blogs de moda com audiências ativas e
numerosas ganhassem relevância no campo da moda, indicando o poder dessas
mídias na atualidade. Nesse sentido, novas agentes sociais surgem – as blogueiras
de moda –, motivando dinâmicas interacionais específicas. Para compreender
essa dinâmica, serão usados alguns conceitos e estudos desenvolvidos pelo autor
canadense Erving Goffman.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Olga Carolina Pontes Bon, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio.

Referências

BABADEIRA. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2015.

BLOGUEIRA SHAME. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2015.

BOURDIEU, P. A distinção – crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BRAGA, A. Ciber-cultura feminina: interação social em um weblog. E-Compós, v. 9, 2007.

______. Personas materno-eletrônicas: feminilidade e interação no blog Mothern. Porto Alegre: Sulina, 2008.

GAROTAS ESTÚPIDAS. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2015.

GOFFMAN, E. A Representação do Eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1996.

______. Ritual de interação – ensaios sobre o comportamento face a face. Petrópolis: Vozes, 2012.

HONORATO, R. Como blogueiras fazem da moda um negócio lucrativo. Revista Veja [on-line], 2013. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/como-blogueiras-fazem-da-moda-um-negocio-lucrativo>. Acesso em: 14 maio 2015.

MEAD, G. H. Mind, self and society. Chicago: University of Chicago Press, 1984.

SANDUÍCHE DE ALGODÃO. Disponível em: <http://www.sanduichedealgodao.com.br/>. Acesso em: 30 nov. 2015.

Downloads

Publicado

2016-02-02

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Interações sociais em ambientes digitais: um estudo sobre blogs de moda a partir de Goffman. (2016). Novos Olhares, 4(2), 91-100. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.99968