Periferia ao Vivo: Democratização da Mídia e Socialização da Informação por meio do hip-hop Maranhense

Autores

  • Rosenverck Estrela Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102213

Palavras-chave:

Hip-Hop, Identidade étnico-racial, Mídia.

Resumo

Este texto discute as relações entre o movimento hip-hop e a democratização da mídia, por meio do movimento “Quilombo Urbano”. Reflete o processo de formação do hip-hop em São Luís do Maranhão no contexto de periferização da cidade. Analisa a formação da identidade étnico-racial dos jovens envolvidos nesse movimento e a produção de difusão de informações por meio de suas atividades político-cultuais e da criação, organização e participação em programas de rádios comunitárias em bairros pobres e negros da capital maranhense. Para tanto, definimos o hip-hop como um movimento político-cultural e compreendemos que o movimento hip-hop maranhense, por meio do “Quilombo Urbano”, se constitui como uma possibilidade de identificação e mobilização para parcela considerável da juventude negra e pobre que buscam um agir coletivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosenverck Estrela Santos, Universidade Federal do Maranhão

    Professor da Universidade Federal do Maranhão. Leciona atualmente nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais ministrando aulas de Fundamentos da Educação e na Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros. Tem experiência na área do magistério e formação de professores, com ênfase em História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Cultura, História da África e da população negra no Brasil, Hip-Hop e Movimentos Sociais. Integra os grupos de Pesquisas e Estudos: Investigações Pedagógicas de Estudos afro-brasileiros e Política, lutas sociais e ideologias, UFMA. 

Downloads

Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Periferia ao Vivo: Democratização da Mídia e Socialização da Informação por meio do hip-hop Maranhense. (2015). Novos Olhares, 4(1), 52-66. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102213