Mídia, música e liturgia: influências interpostas no culto evangélico brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.134854

Palavras-chave:

Igrejas, Liturgia, Comunicação.

Resumo

A disponibilidade de áudio e vídeo de cultos tem permitido às igrejas brasileiras conhecer e incorporar conteúdos das mais diversas fontes, em especial na música. Tal processo sempre ocorreu, mas acelerou-se com o advento das redes sociais. As tecnologias tendem a provocar mudanças na liturgia, de forma a introduzir elementos estéticos comparáveis a formas modernas de idolatria. A fundamentação teórica toma como referências trabalhos de Timothy Keller (em sua classificação das manifestações litúrgicas), Pierre Lévy (sobre o comportamento de uma cultura diante de novos meios de representação), Alberto Klein (sobre o que ocorre quando as mídias visuais entram no terreno do sagrado) e Magali do Nascimento Cunha (pelo estudo sobre a cultura gospel brasileira). As conclusões apontam tratar-se de um fenômeno ainda em desenvolvimento, mas com potencial para provocar tensão nas igrejas ditas históricas.

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Biografia do Autor

  • Franco Iacomini Junior, Universidade Tuiuti do Paraná

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Mestre em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (FTBP). Graduado em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e em Teologia pela FTBP. Membro do grupo de pesquisa JOR XXI, da UTP.

  • Tarcis Prado Junior, Universidade Tuiuti do Paraná

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação em Comunicação e Linguagens da UTP. Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Promoção de Saúde pela USP e bacharel em Comunicação Social (habilitação em Relações Públicas) pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professor de graduação e MBA nos cursos de Comunicação e Administração da UTP. Membro do grupo de pesquisa JORXXI, da UTP.

  • Moisés Cardoso, Universidade Tuiuti do Paraná

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da UTP. Mestre em Desenvolvimento Regional Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Novas Mídias pela Furb. Publicitário e jornalista, professor nos cursos de Publicidade e Propaganda da F e da Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Fameg). É integrante dos Grupos de Pesquisa Jor XXI, da UTP, e Estudos Midiáticos Regionais, da FURB.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Mídia, música e liturgia: influências interpostas no culto evangélico brasileiro. (2017). Novos Olhares, 6(2), 126-134. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.134854