Alice em São Paulo: atravessamentos do corpo na metrópole inacabada

Autores

  • João Vitor Resende Leal Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.178175

Palavras-chave:

São Paulo, Espaço Urbano, Cinema, Realismo, Alice

Resumo

O artigo busca examinar alguns dos princípios que regem a representação da metrópole contemporânea na produção audiovisual brasileira. Para além do progresso e do dinamismo típicos da cidade moderna, o discurso contemporâneo aborda a metrópole como espaço de desorientação, que catalisa e amplifica experiências sensoriais. Investigaremos em particular a representação de São Paulo na série televisiva Alice (2008), na qual a protagonista tem a vida afetiva atravessada por suas descobertas da cidade, numa “estratégia feminina de leitura do espaço” (Bruno, 2007). Destacando outras produções paulistanas da primeira década dos anos 2000, refletiremos ainda sobre as estratégias de abordagem do espaço urbano no cinema contemporâneo, questionando a tendência de “retorno ao real” através da sensorialidade.

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Biografia do Autor

  • João Vitor Resende Leal, Universidade Estadual de Campinas

    Pós-doutorando com bolsa Fapesp do Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (PPGMM-IA-Unicamp).

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Publicado

2021-07-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Alice em São Paulo: atravessamentos do corpo na metrópole inacabada. (2021). Novos Olhares, 10(1), 102-113. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.178175