Os elementos narrativos simbólicos dos contos de fadas nos jingles infantis

Autores

  • Herom Vargas Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Danuza Pessoa Polistchuk

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.83932

Palavras-chave:

jingles, conto de fadas, música, propaganda

Resumo

Neste artigo, buscou-se identificar os elementos narrativos simbólicos dos contos de fadas, com base naqueles estudados por V. Propp, nas letras e nos textos musicais de cinco jingles infantis. A análise musical observou se as emoções sugeridas pelo texto sonoro, conforme P.N. Juslin, reforçam a temática das letras. Outra teoria usada foi a Semiótica da Cultura, especificamente I. Lotman, no que se refere às funções do texto e à modelização como estratégia de inovação.

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Biografia do Autor

  • Herom Vargas, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

    Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de S. Caetano do Sul (USCS), autor de Hibridismos musicais de Chico Science & Nação Zumbi (Ateliê Editorial, 2007) e organizador dos livros Mutações da cultura midiática (Paulinas, 2009) e Linguagens na mídia: transposição e hibridização como procedimentos de inovação (EDIPUCRS, 2013). E-mail: heromvargas@terra.com.br

  • Danuza Pessoa Polistchuk

    Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (apoio CAPES), especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e publicitária também pela USCS. É professora auxiliar na Escola de Comunicação da USCS. E-mail: danuzapessoa@hotmail.com

Referências

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Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Os elementos narrativos simbólicos dos contos de fadas nos jingles infantis. (2015). Novos Olhares, 4(1), 234-245. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.83932