Rádio social: novos intermediários da indústria da música

Autores

  • Marcelo Kischinhevsky Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Luiza Borges Campos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.86410

Palavras-chave:

Comunicação, Rádio, Indústria Fonográfica, Mídias Sociais, Interações, Rádio Social

Resumo

O presente artigo sistematiza reflexões decorrentes de pesquisa exploratória sobre a reconfiguração das indústrias da radiodifusão sonora e fonográfica num cenário de convergência midiática e de expansão de grandes plataformas digitais de produção, distribuição e circulação de áudio. O foco recai sobre os seis principais serviços internacionais de rádio social com presença no Brasil – Deezer, Grooveshark, Last.fm, Rdio, SoundCloud e Spotify –, que se apresentam como novos intermediários dos negócios da música, articulando web rádios, podcasts e sofisticados sistemas de streaming. Interessa-nos particularmente a arquitetura de interação destes portais, entendidos como atores centrais de um rádio expandido, meio híbrido que, progressivamente, vem se amalgamando a outros segmentos das indústrias culturais, como as mídias sociais.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Kischinhevsky, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    Professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), onde coordena o AudioLab e lidera o Grupo de Pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas, é doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Luiza Borges Campos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ) e integrante do Grupo de Pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas.

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Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Rádio social: novos intermediários da indústria da música. (2015). Novos Olhares, 4(1), 205-220. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.86410