Percepções de crianças do Rio de Janeiro sobre as representações raciais: notas de campo

Autores

  • Thaís de Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.120320

Palavras-chave:

Crianças, Escola, Representação, Recepção, Racismo

Resumo

Este artigo visa a principiar uma análise da reação das crianças ao predomínio de representações positivas brancas na mídia. Através do conceito de discriminação racial como trauma cultural e do trabalho de diversos autores sobre o colorismo no Brasil, é feita uma contextualização dos comentários simbolicamente violentos dos pequenos nas escolas. O artigo também aponta algumas estratégias de construção do discurso e políticas públicas que começam a aparecer na tentativa de resolver esse problema. O trabalho é parte de minha pesquisa de mestrado sobre a violência nas interações cotidianas das crianças, para a qual realizei trabalho de campo em duas escolas de contexto socioeconômico diferente na cidade do Rio de Janeiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thaís de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Referências

Referências

APPIAH, K. A. The ethics of identity. New Jersey: Princeton University Press, 2005.

ARAÚJO, J. Z. A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira. São Paulo: Senac, 2004.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. Reproduction in education, society and culture. London: Sage, 1990.

BUCKINGHAM, D. Children’s media rights. In: ______. After the death of childhood: growing up in the age of electronic media. Cambridge: Polity, 2010.

CARTER, R. T. Racism and psychological and emotional injury: recognizing and assessing race-based traumatic stress. The Counseling Psychologist, London, v. 35, n. 1, p. 13-105, jan. 2007.

DENNISON, S. Blonde Bombshell: Xuxa and notions of whiteness in Brazil. Journal of Latin American Cultural Studies, [s.l.], v. 22, n. 3, p. 287-304, 2013.

ERNY, P. L’ethnologie de l’éducation. Paris: PUF, 1981.

EYERMAN, R. Cultural Trauma: slavery and the formation of African American identity. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

GOMES, I. B. A. A ameaça simbólica das cotas raciais na mídia brasileira: o negro nas telenovelas. São Luís: UFMA, 2008.

HURLEY, D. Seeing white: children of color and the Disney Fairy Tale princess. The Journal of Negro Education, New York, v. 74, n. 3, p. 221-232, 2005.

MILNER, D. Children and race. London: Penguin Books, 1975.

NASCIMENTO, E. L. The sorcery of color: identity, race and gender in Brazil. Philadelphia: Temple University Press, 2009.

SCHWARCZ, L. M. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

SCHUCMAN, L. V. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. 2012. 122 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SOARES, M. A. S. Look, blackness in Brazil!: disrupting the grotesquerie of racial representation in Brazilian visual culture. Cultural Dynamics, London, v. 24, n. 1, p. 75-101, 2012.

SODRÉ, M. Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.

SOVIK, L. Aqui ninguém é branco: hegemonia branca e média no Brasil. In: WARE, V. (Org.). Branquidade: identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. p. 363-386.

VIOLA DAVIS gives powerful speech about diversity and opportunity: Emmys 2015. Reprodução: YouTube − Television Academy. 20 set. 2015. (3 min), son., color. Disponível em: <http://bit.ly/1KFr67O>. Acesso em: 18 jan. 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-08

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Percepções de crianças do Rio de Janeiro sobre as representações raciais: notas de campo. (2016). Novos Olhares, 5(2), 123-130. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.120320