A construção social de uma ideia de Índia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.122834

Palavras-chave:

Representação, Espiritualidade, Índia, Peregrinação

Resumo

Investigo a noção de Índia espiritualizada baseada na ideia do discurso enquanto construção social.Analiso, por um lado, o discurso de peregrinos à Índia e, por outro, narrativas apresentadas em diversas fontes (páginas da Internet, jornais e revistas de turismo, livros, guias e agências de viagens) que promovem viagens à Índia.Entendo que a noção de uma Índia “espiritualizada” é frequentemente influenciada pelos discursos veiculados na mídia (e pelos próprios viajantes que relatam suas vivências aos familiares e amigos), devido ao fato de o “místico” e/ou “espiritual” ser o elemento que aparece ali e desse tipo de narrativa influenciar outros a estarem mais dispostos a enxergar certas situações como espirituais ou místicas. Verifiquei que esse tipo de narrativa é um indicativo da imagem construída pelos agentes sociais que têm por objetivo “divulgar a cultura indiana”.

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Biografia do Autor

  • Cecilia Guimarães Bastos, Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atua na graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cefet/Cederj) e é pesquisadora do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

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2016-12-08

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ARTIGOS

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