Um entre a ética e o reconhecimento

Autores

  • Thiago Siqueira Venanzoni Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.128891

Palavras-chave:

Ética, Reconhecimento, Crítica, Imagem, Cultura Audiovisual.

Resumo

As análises acadêmicas e não acadêmicas dos produtos audiovisuais buscam tensionar relações postas pelos objetos de formas diversas, e muitas delas se ocupam de uma crítica aos lugares estáveis construídos por percepções condicionadas pelas políticas estabelecidas e pelo que se faz como hegemonia na cena social. Entretanto, ao aproximar certas balizas teóricas na presença da mediação como um dispositivo ético, nota-se a necessidade e, não obstante, o apagamento de uma mesma questão: a noção de reconhecimento. O artigo tem como proposta aproximar os conceitos de ética, moral e reconhecimento como plataforma crítica para as análises dos objetos do campo do audiovisual por meio de contribuições trazidas por Serelle, Fraser e Safatle.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Siqueira Venanzoni, Universidade de São Paulo

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com bolsa Capes. Membro do MidiAto – Grupo de Estudos da Linguagem: Práticas Midiáticas.

Referências

BOLTANSKI, L.; CHIAPELLO, E. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

FOSTER, H. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

FRASER, N. Reconhecimento sem ética? Lua Nova, São Paulo, n. 70, p. 101-138, 2007.

FRASER, N; HONNETH, A. Redistribution or recognition? A political-philosophical exchange. New York; London: Verso, 2003.

FOUCAULT, M. Estratégia, poder-saber. 3. ed. São Paulo: Forense, 2012. (Coleção Ditos e Escritos, v. 4).

MITCHELL, W. J. T. O que as imagens realmente querem? In: ALLOA, E. (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 165-190.

RANCIÈRE, J. As imagens querem realmente viver? In: ALLOA, E (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 191-204.

______. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2005.

SAFATLE, V. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

SERELLE, M. A ética da mediação: aspectos da crítica de mídia em Roger Silverstone. Matrizes, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 75-90, 2016.

SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia. São Paulo: Loyola, 2002.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar