Crise institucional brasileira e a imagem dos partidos nas Propagandas Partidárias Gratuitas

Autores

  • Thamiris Franco Martins Universidade Paulista
  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei e Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vinícius Borges Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131482

Palavras-chave:

Comunicação política, Campanha permanente, Propaganda Partidária Gratuita (PPG).

Resumo

A eleição presidencial de 2014, apesar de ter sido a sexta polarizada entre PT e PSDB, foi uma das mais acirradas nas últimas décadas, com a vitória apertada de Dilma Rousseff (PT). A presidente reeleita passou a enfrentar resistências, principalmente da base aliada, que, no primeiro ano do seu segundo mandato, ficou reduzida a poucos partidos e congressistas. O PMDB, maior partido do Congresso e da coalizão, uniu-se à oposição para articular o processo de impeachment da presidente. O artigo estuda as ênfases e narrativas construídas pelos três maiores partidos do Brasil (PT, PMDB e PSDB) em suas Propagandas Partidárias Gratuitas (PPG) durante o contexto da crise política. O trabalho toma como base as discussões sobre interface mídia e política, campanha permanente e especificidades da propaganda política.

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Biografia do Autor

  • Thamiris Franco Martins, Universidade Paulista

    Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Paulista (Unip), mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e graduada em Jornalismo pela UFSJ.

  • Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei e Universidade Federal de Juiz de Fora

    Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), é docente e pesquisador do Curso de Comunicação Social: Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

  • Vinícius Borges Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Mestrando em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e graduado em jornalismo pela UFSJ.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Crise institucional brasileira e a imagem dos partidos nas Propagandas Partidárias Gratuitas. (2017). Novos Olhares, 6(2), 64-77. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131482