Análise das interações entre sociedade e organização nas mídias sociais: um estudo da campanha “Papo de Mulher para Mulher” da loja Marisa

Autores

  • Anne Cristine Ferraz de Oliveira Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Faac-Unesp)
  • Roseane Andrelo Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Faac-Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.141588

Palavras-chave:

mídias sociais, discurso da diversidade, comunicação organizacional, resposta social

Resumo

O artigo analisa a campanha “Papo de mulher para mulher” da loja Marisa e os comentários publicados nas mídias sociais, trabalhando na perspectiva do sistema de resposta social de José Luiz Braga. O objetivo principal do estudo é compreender como ocorre a construção do discurso de diversidade da Marisa a partir da análise das interações entre sociedade e organização, levantando pistas que levem à compreensão de como ocorre a comunicação organizacional voltada à diversidade e evidenciando as respostas sociais do público diante do discurso da loja no âmbito das mídias sociais. Constatou-se que o discurso de diversidade empregado pela organização não condiz com suas práticas e que grande parte dos leitores que comentaram na postagem tem posicionamento desfavorável à campanha, visto que não perceberam a representatividade de diferentes mulheres.

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Biografia do Autor

  • Anne Cristine Ferraz de Oliveira, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Faac-Unesp)

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Comunicação Midiática da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Faac-Unesp) de Bauru. Graduada em Administração pela Instituição Toledo de Ensino (ITE).

  • Roseane Andrelo, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Faac-Unesp)

    Doutora em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara. Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp de Bauru. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Faac-Unesp.

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Publicado

2018-07-10

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Análise das interações entre sociedade e organização nas mídias sociais: um estudo da campanha “Papo de Mulher para Mulher” da loja Marisa. (2018). Novos Olhares, 7(1), 106-115. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.141588