A filmagem acidental dos acontecimentos e o regime visual do século XXI

Autores

  • Felipe da Silva Polydoro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.151794

Palavras-chave:

Regime Visual, Imagens Amadoras, Análise da Imagem

Resumo

Este artigo discute, no regime contemporâneo das imagens, a prevalência do ímpeto documental, do apelo realista e de uma estética da urgência associada à ubiquidade das câmeras. Para tanto, toma como objeto de análise alguns registros em vídeo dos atentados contra o World Trade Center, em setembro de 2001. Entende-se aqui que o acontecimento em questão representa um marco neste novo regime visual. O primeiro, no século XXI, a contar com uma elevada quantidade de vídeos e fotografias de amadores. Priorizaremos a observação dos três registros que documentam, acidentalmente, o choque do primeiro avião e remetem mais diretamente a um regime visual no qual convivem os fenômenos, a princípio antagônicos, de espetacularização e vigilância.

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Biografia do Autor

  • Felipe da Silva Polydoro, Universidade de Brasília

    Professor adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB).

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Filmografia

st PLANE crashing into World Trade Center. [filme amador] Direção: Jules Naudet. Prod. privada. Estados Unidos, 2001, 14 seg.

[videoinstalação]. Direção: Wolfgang Staehle. Estados Unidos, Galeria Postmasters, 2001.

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Empire. Direção: Andy Warhol. Prod. Andy Warhol. Estados Unidos, 1968, 485min.

Raw 9/11: Footage from a Hotel Window. [filme amador]. Direção: desconhecido. Prod. privada. Estados Unidos, 2001, 25 min.

Why we fight. Direção: Frank Capra. Prod. Governo dos Estados Unidos. Estados Unidos, 1942-1945, 401min.

WTC 1st attack. [filme amador]. Direção: Pavel Hlava. Prod. privada. Estados Unidos, 2001, 17 seg.

WTC 2st attack. [filme amador]. Direção: Pavel Hlava. Prod. privada. Estados Unidos, 2001, 2min 26seg.

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Publicado

2019-07-04

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A filmagem acidental dos acontecimentos e o regime visual do século XXI. (2019). Novos Olhares, 8(1), 73-86. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.151794