Os excessos de Elena: o ensaio e o devir mulher na obra de Petra Costa

Autores

  • Juliana Gusman Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.180894

Palavras-chave:

Elena, Documentário de mulheres, Ensaio audiovisual, Autobiografia, Feminismo

Resumo

Este artigo pretende problematizar como o devir feminino é trabalhado no documentário Elena (2012), de Petra Costa. O filme, de corte ensaístico e (auto)biográfico, almeja reflexionar sobre as agruras do processo de “vir a ser mulher”, lançando mão de diferentes matérias de expressão articuladas criticamente para tensionar padrões culturais de gênero violentos. Isso posto, objetiva-se analisar não apenas a obra em si, mas também discursos que a tangenciam. Investigarei como outras narrativas audiovisuais – especificamente um conjunto de treze vídeos divulgados nas redes oficiais do filme – extrapolam e excedem os conteúdos do documentário, exercendo uma função paratextual. Supõe-se que Elena, além de propor questões centrais à emancipação feminina, consegue potencializar, por meio dos seus “excessos”, sua própria circulação e mediação social.

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Biografia do Autor

  • Juliana Gusman, Universidade de São Paulo

    Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa Mídia e Narrativa e da Rede Metacrítica.

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Publicado

2021-07-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Os excessos de Elena: o ensaio e o devir mulher na obra de Petra Costa. (2021). Novos Olhares, 10(1), 78-87. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.180894