A realidade revisitada: as imagens de videovigilância como elemento de noticiabilidade na produção telejornalística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.189630

Palavras-chave:

Telejornalimo, Câmeras de vigilância, Valor-notícia, CETV 1ª Edição

Resumo

A cultura da vigilância espalha-se pela sociedade. Os processos de videomonitoramento, enquanto um dos seus elementos, alcançam diversos contextos. No jornalismo, o uso de imagens de câmeras de vigilância tem proporcionado novas dinâmicas para a publicização dos eventos cotidianos. Em meio às transformações midiáticas ocasionadas por tais dispositivos de visibilidade, buscamos neste artigo verificar em que medida o conceito de valor-notícia orienta a seleção jornalística de acontecimentos flagrados por equipamentos de videovigilância. Para isso, realizamos a análise de conteúdo de 53 edições do telejornal cearense CETV 1ª Edição. Por meio do estudo, constatamos, além da recorrência acentuada de situações noticiadas a partir de cenas capturadas por meio do videomonitoramento, a inexistência de evidências de valores-notícia que embasem a seleção dos fatos veiculados.

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Biografia do Autor

  • Antonio Pinheiro Torres Neto, Universidade Federal do Ceará

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Membro do grupo de pesquisa Práxis no Jornalismo (PráxisJor-UFC).

  • Edgard Patrício, Universidade Federal do Ceará

    Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Coordenador do grupo de pesquisa PráxisJor (UFC).

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Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A realidade revisitada: as imagens de videovigilância como elemento de noticiabilidade na produção telejornalística. (2022). Novos Olhares, 11(1), 16-30. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.189630