A politização de objetos esportivos: redistribuições simbólicas do consumo a partir da vinculação de atletas a causas sociais

Autores

  • Eliza Bachega Casadei Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Nara Lya Cabral Scabin Universidade Anhembi Morumbi
  • Thalita Storel Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.195078

Palavras-chave:

Politização, Esporte, Consumo, Semiótica da cultura, Dialogismo

Resumo

Diante de um contexto em que manifestações públicas de atletas sobre causas sociais têm sido cada vez mais frequentes, o objetivo deste artigo é debater como se dá o processo de politização dos objetos esportivos. Com base em Rancière, entendemos a politização de objetos esportivos como uma redistribuição simbólica de um bem de consumo que tem seus sentidos deslocados do campo da polícia para um espaço de dissenso. A discussão proposta estrutura-se em três tempos: 1. revisão de literatura sobre o ativismo esportivo; 2. recuperação de práticas recentes de ativismo de atletas e objetos esportivos politizados; e 3. mapeamento de processos semióticos a partir dos quais podemos delimitar e definir a politização dos objetos esportivos.

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Biografia do Autor

  • Eliza Bachega Casadei, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

  • Nara Lya Cabral Scabin, Universidade Anhembi Morumbi

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Doutora e mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM.

  • Thalita Storel, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Mestranda em Comunicação e Práticas do Consumo na ESPM.

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Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A politização de objetos esportivos: redistribuições simbólicas do consumo a partir da vinculação de atletas a causas sociais. (2022). Novos Olhares, 11(1), 31-39. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.195078