O Discurso “Periférico” no Centro da Narrativa Midiática

Autores

  • Guaciara Barbosa de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90205

Palavras-chave:

Periferia, série televisiva Central da Periferia, TV Globo

Resumo

A partir do projeto Central da Periferia, exibido pela TV Globo entre os anos de 2006 e 2008, analisamos os discursos em defesa de um lugar não marginal para o periférico na grande mídia. Nosso percurso metodológico articula as narrativas televisivas expressas em episódios levados ao ar e as vozes do contexto sociocomunicacional ao qual se referem tais narrativas. Observamos como as representações de uma “cultura de periferia” acionaram referências de gostos e repertórios estéticos, supostamente valorizados, em decorrência da constatação de que os produtos e processos culturais desenvolvidos pelos atores sociais da periferia alcançaram protagonismo na chamada cultura de massa, graças a um “saber fazer comunicativo” capaz de subverter as imposições de modelos cunhados pela mídia comercial hegemônica.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guaciara Barbosa de Freitas

    Jornalista, professora, pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará, através de bolsa de Pós-Doutorado, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento
    de Pessoal de Nível Superior (Capes),
    por meio do Programa Nacional do
    Pós-Doutorado (PNPD). E-mail: guacifreitas@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

O Discurso “Periférico” no Centro da Narrativa Midiática. (2014). Novos Olhares, 3(2), 78-90. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90205