Como garantir uma avaliação cega

Não deve haver nenhuma identificação dos autores no manuscrito enviado para avaliação. Não coloque seu nome no documento, e certifique-se de que toda identificação que possa levar ao reconhecimento de sua autoria tenha sido apagada. Qualquer informação adicional (mini-currículo, possível conflito de interesses, fundos e financiamentos pessoais obtidos etc.) deve ser incluída no próprio sistema de envio do artigo, em campo próprio ou em comunicado aos editores.

Verifique os Metadados do Arquivo

Nas versões mais recentes do Microsoft Word, acesse o menu “Arquivo”, depois “Informações” e, ao lado de “Inspecionar Documento”, clique em “Verificar se há problemas – Inspecionar Documento”. Mantenha todas as caixas selecionadas e clique em “Inspecionar”. Após a inspeção, você terá a opção de remover as “Propriedades dos documentos e informações pessoais”.

Revise o Corpo do Texto

Caso, no corpo do texto, seja citada alguma obra anterior de um ou mais autores do artigo, a referência deve ser substituída pela expressão “Autores, ano”.

Exemplo:

Em trabalho anterior (Autores, 2020), identificamos que...

Ainda segundo Autores (2020), as mudanças sociais implicadas pelo avanço...

 

Outras informações que possam levar à identificação da autoria também devem ser omitidas, substituídas pela expressão “Removido para avaliação cega”. Por exemplo:

Exemplo:

Esta pesquisa contou com Auxílio a Pesquisa da Fapesp, contrato número (Removido para avaliação cega).

Nas referências

Assim como no corpo do texto, toda identificação deve ser substituída pela expressão “Autor (ano). Removido para avaliação cega”.

  • Autor (2020). Removido para avaliação cega.