Notícias

  • Comunicação e religiosidade

    2024-02-28

    A Revista Novos Olhares abre chamada de trabalhos para a sua edição do primeiro semestre de 2024 (v.13, n.1) com o dossiê “Comunicação e religiosidade”, que pretende reunir artigos que estudem e contribuam para pensar o especificamente comunicacional nas religiões. Nesse sentido, serão valorizados trabalhos que abordem quaisquer das interfaces teóricas e de pesquisa que relacionem o campo de conhecimento da comunicação e as questões e práticas religiosas e espirituais, em perspectiva histórica ou contemporânea.
    Uma compreensão sugestiva dessa interface é aquela que designa os movimentos e instituições religiosas como dispositivos comunicacionais de formação identitária ou como institucionalidades de poder simbólico. Tal orientação percebe o religioso como um âmbito da vivência humana inteiramente atravessado pela comunicação, em vários sentidos, desde as relações comunicacionais face-a-face, até os sistemas institucionais e/ou tecnológicos que articulam comunicabilidades privadas e públicas. Os templos sempre foram dispositivos de intensa comunicação, razão pela qual costumam ser articulados aos processos, tecnologias e meios de comunicação de cada época. Com a emergência da internet surgem, inclusive, práticas religiosas inteiramente virtuais, algumas das quais constituídas por “desigrejados”, crentes “sem religião”, no sentido institucional do termo. Serão bem-vindos, portanto, estudos que contemplem as comunicabilidades e incomunicabilidades religiosas, desde os silenciamentos da fé e dos fundamentalismos, até as exacerbações do conversionismo e das pregações, tanto quanto os projetos e práticas ecumênicas, de dialogicidade intra e interreligiosa. De idêntico modo, serão bem recebidos trabalhos que versem sobre temáticas de alta contemporaneidade, como as que articulam religião e política, religião e preconceito, religião e decolonialidade, religião e orientação sexual, religião e gênero etc., sempre em perspectiva comunicacional.
    O dossiê é organizado pelo Prof. Dr. Luiz Signates (PUC-Goiás e UFG) e as submissões podem ser feitas até o dia 05 de junho de 2024 através do link https://www.revistas.usp.br/novosolhares/about/submissions.
    A Novos Olhares oferece espaço aos estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos desde 1998. A revista é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

    Saiba mais sobre Comunicação e religiosidade
  • Captando a realidade por meio de sons: registro histórico, criação autoral e interatividade na documentação sonora.

    2023-07-24

    Ao completar 25 anos, a Revista Novos Olhares abre chamada de trabalhos para a sua edição do segundo semestre de 2023 (v.12, n.2) com o dossiê “Captando a realidade por meio de sons: registro histórico, criação autoral e interatividade na documentação sonora”, dedicado ao estudo do uso do som nas práticas de representação do mundo histórico ou de construção de narrativas não-ficcionais em meios audiovisuais.

    Serão aceitos artigos que deem especial atenção ao componente sonoro de tais produções e às teorias derivadas de sua vivência, escuta e análise. São bem-vindos textos que tragam à discussão questões éticas e estéticas da documentação sonora, ou que revelem informações sobre repertório, aspectos históricos, técnicos, biográficos e outros relacionados ao som presente nos universos do rádio, podcast, artes plásticas, cinema, televisão, streaming e mídias digitais em geral. 

    O dossiê é organizado por Rakelly Calliari Schacht e Nivaldo Ferraz, e as submissões podem ser feitas até o dia 16/10/2023.

    As diretrizes para os autores estão disponíveis aqui.

    A Novos Olhares foi criada há 25 anos com o objetivo de dar espaço aos estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos. Nesse percurso, ela se tornou uma referência na publicação de trabalhos voltados a diferentes aspectos da produção audiovisual em área como o cinema, a televisão, a internet, o rádio, o podcast e a música popular industrializada. A revista é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da ECA/USP.

    Saiba mais sobre Captando a realidade por meio de sons: registro histórico, criação autoral e interatividade na documentação sonora.