Uma crítica da economia da informação na era das mídias digitais

Autores

  • José Luís Garcia Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102233

Palavras-chave:

Economia Política da Informação, Media Digitais, Sociedade de Informação

Resumo

Colocando no centro as novas tecnologias da informação, este artigo
procura oferecer uma breve interpretação crítica do processo que, nos limiares do
século XXI, tem revolvido a economia, a tecnologia, a comunicação e a sociedade.
Argumenta-se que a nova realidade se encontra estabelecida por duas dinâmicas
que se cruzam: as novidades tecnológicas permanentes nas formas de criação e
distribuição de comunicação e informação; e as tendências econômicas orientadas
para a transformação de importantes dimensões do conhecimento, da cultura
e da comunicação, reduzidos à forma digital em produtos destinados para um
mercado global, competitivo e repleto de novas possibilidades de crescimento.
O processo que vários apelidam de informacionalização da sociedade intensifica
a mercantilização crescente dessas esferas, doravante povoadas por conceitos
como criatividade, inovação e competitividade.

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Biografia do Autor

  • José Luís Garcia, Universidade de Lisboa
    Doutor em Sociologia e Investigador Principal do quadro do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A sua bibliografia inclui: La Contribution en ligne: Pratiques participatives à l’ère du capitalisme informationnel (co-editor com S. Proulx e L.Heaton), Quebec: Presses de l’Université du Québec, 2014; Jacques Ellul and the Technological Society in the 21st Century (co-editor com H. M. Jerónimo e C. Mitcham), Nova Iorque, Springer, 2013.

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Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Uma crítica da economia da informação na era das mídias digitais. (2015). Novos Olhares, 4(1), 178-186. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102233