A dimensão musical na minissérie O brado retumbante: princípios e articulações

Autores

  • Irineu Guerrini Junior Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.116880

Palavras-chave:

Televisão, Trilha musical, Ficção televisiva brasileira

Resumo

Este trabalho procura analisar a trilha musical da minissérie O brado retumbante (2012), produzida pela Rede Globo, e demonstrar a importância da criação musical para a construção de significados nesse gênero específico de ficção televisiva. Para tanto, primeiramente é fornecida uma noção do argumento da minissérie. Em seguida, logo após a enumeração de algumas publicações importantes que tratam de trilhas musicais, são apresentados alguns conceitos desenvolvidos em Unheard melodies: narrative film music (Claudia Gorbman, 1987), uma conhecida obra desse campo. Na sequência, é apresentada uma análise da trilha musical e parte do primeiro capítulo dessa minissérie. Em seguida, busca-se relacionar certas características da articulação audiovisual com os conceitos vistos anteriormente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Irineu Guerrini Junior, Faculdade Cásper Líbero
    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade Cásper Líbero. Já foi produtor, diretor e narrador da TV Cultura de São Paulo; diretor das emissoras Cultura AM e FM; produtor, diretor e apresentador da Seção Brasileira da BBC em Londres; avaliador e negociador da TV Cultura para programas produzidos por terceiros; e codiretor da TV Escola, do MEC.

Referências

ANTONIETTI, A. C. A música da minissérie brasileira no exemplo de Anos Rebeldes. Campinas: Unicamp, 2012. Mimeografado.

CARRASCO, N. Sygkhronos: a formação da poética musical no cinema. São Paulo: Via Lettera; Fapesp, 2003.

CHION, M. La musique au cinéma. Paris: Fayard, 1995.

DIAS, M. T. Rede Globo e indústria fonográfica: um negócio de sucesso. In: BRITTO, V.; BOLAÑO, C. R. S. Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia. São Paulo: Paulus, 2005. p. 214-226.

EISLER, H.; ADORNO, T. Composing for the films. London: Atlantic Highlands; New Jersey: Athlone Press, 1994.

GORBMAN, C. Unheard melodies: narrative film music. Bloomington: Indiana University Press, 1987.

GUERRINI JÚNIOR, I. A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

MANVELL, R.; HUNTLEY, J. The technique of film music. London; New York: Focal Press, 1975.

O BRADO retumbante. Direção: Gustavo Fernandez e André Felipe Binder. Intérpretes: Domingos Montagner, Maria Fernanda Cândido, Otávio Augusto e Leopoldo Pacheco. Autoria: Euclydes Marinho. Rio de Janeiro: Som Livre, 2012. 2 DVD (343 min), son., color., digital. Minissérie de televisão em oito capítulos.

MORRICONE, E.; MICELI, S. Comporre per il cinema: teoria e prassi dela musica nel film. Venezia: Marsilio, 2001.

RIGHINI, R. R. A trilha sonora da telenovela brasileira: criação à finalização. São Paulo: Paulinas: 2004.

SABANEYEV, L. Music for the films. London: Sir Isaac Pitman & Sons, 1978.

TOLEDO, H. M. S. Som Livre e trilhas sonoras das telenovelas: pressupostos sobre processo de difusão da música. In: GUERRINI JÚNIOR, I.; VICENTE, E. (Orgs.). Na trilha do disco: relatos sobre a indústria fonográfica no Brasil. Rio de Janeiro: E-papers, 2010. p. 23-40.

Downloads

Publicado

2016-12-08

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A dimensão musical na minissérie O brado retumbante: princípios e articulações. (2016). Novos Olhares, 5(2), 52-61. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.116880