Desengaveta, porque menos é demais: moralismo e vergonha nas narrativas sobre consumo consciente na TV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.184000

Palavras-chave:

Narrativas, Consumo consciente, Sentimento de vergonha, Televisão

Resumo

Consumo consciente tem sido pauta bastante explorada por produtos midiáticos na atualidade, gerando um campo de embates e narrativas conflitantes permeado por afetos. Neste artigo, procuramos refletir sobre a construção das emoções, em especial do sentimento de vergonha, e o discurso moralista em programas de televisão que abordam a temática do consumo consciente e sustentável. Para isso, recorremos a um olhar sobre dois programas brasileiros veiculados em canais por assinatura: Desengaveta, transmitido pelo canal GNT, do grupo Globosat, e Menos é Demais, do canal americano Discovery Home & Health. Instiga-nos a questão sobre que interfaces os discursos moralista e emocional assumem e promovem nesses programas orientados por pautas de consumo consciente. Como recorte, analisamos dois episódios de cada programa que tratam do consumo de roupas e acessórios. Para a fundamentação teórica, recorremos a leituras dos campos da comunicação, sociologia e antropologia das emoções.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise da Costa Oliveira Siqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Desenvolve estágio pós-doutoral na Université de Strasbourg (CNPq). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do grupo de pesquisa Corps: corpo, representação e espaço urbano.

  • Jéssica Baptista dos Santos Ventura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de
    Janeiro (UERJ). Pesquisadora do grupo Corps: corpo, representação e espaço urbano. Bolsista Faperj.

Referências

Baccega, M. (1999). Comunicação e educação: Do mundo editado à construção do mundo. Comunicação e Informação, 2(2), 176-187.

Baccega, M. (2009). Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Comunicação & Educação, 14(3), 1-10. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p19-28

Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida. Zahar.

Bauman, Z. (2008). Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadorias. Zahar.

Cavalcanti, N., & Calazans, F. (2019). Comunicação, cultura e consumo: a moda e o consumo consciente [Trabalho apresentado]. XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, Goiânia, GO, Brasil. https://portalintercom.org.br/anais/centrooeste2019/resumos/R66-0404-1.pdf

Elias, N. (1994). O processo civilizador: Uma história dos costumes. Jorge Zahar.

Fischer, R. (1997). O estatuto pedagógico da mídia: Questões de análise. Educação e realidade, 22(2), 59-79.

Fischer, R. (2002a). O dispositivo pedagógico da mídia: Modos de educar na (e pela) TV. Educação e pesquisa, 28(1). https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000100011

Fischer, R. (2002b). Uma análise foucaultiana da TV: Das estratégias de subjetivação na cultura. Currículo sem fronteiras, 2(1), 41-54. https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2002/vol2/no1/3.pdf

Foucault, M. (1985). História da sexualidade III: o cuidado de si. Graal.

Foucault, M. (1990a). História da sexualidade I: A vontade de saber. Graal.

Foucault, M. (1990b). História da sexualidade II: O uso dos prazeres. Graal.

Foucault, M. (1995). Tecnologías del yo. In M. Foucault, Tecnologías del yo y otros textos afines (pp. 45-94). Paidós/Universidad Autónoma de Barcelona.

Goffman, E. (2011). Constrangimento e organização social. In E. Goffman, Ritual de interação (pp. 95-109). Vozes.

Hochschild, A. (2013). Trabalho emocional, regras de sentimento e estrutura social. In M. C. Coelho (Org.), Estudos sobre interação (pp. 169-209). EdUERJ.

Latour, B. (1994). Jamais fomos modernos: Ensaio de antropologia simétrica. Editora 34.

Marcelino, R. et al. (2017, 4-9 de setembro). O consumo consciente na moda: Um estudo sobre slow fashion [Trabalho apresentado]. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, PR, Brasil. https://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-1426-1.pdf

Mauss, M. (1969). L’expression obligatoire des sentiments : rituels oraux funéraires australiens. In M. Mauss, Essais de sociologie (pp. 81-88). Du Minuit.

Portilho, F. (2005). Consumo sustentável: limites e possibilidades de ambientalização e politização das práticas de consumo. Cadernos EBAPE.BR, 3(3), 1-12. https://doi.org/10.1590/S1679-39512005000300005

Redação Portal Ecoera. (2018, 6 de dezembro). Menos é demais estreia segunda temporada no Discovery. Portal Ecoera. https://www.portalecoera.com.br/destaque/menos-e-demais-estreia-segunda-temporada-no-discovery

Rocha, E. (2005). Culpa e prazer: Imagens do consumo na cultura de massa. Comunicação, Mídia e Consumo, 2(3), 123-138. http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v2i3.29

Rocha, E. (2006a). Coisas estranhas, coisas banais: Notas para uma reflexão sobre o consumo. In E. Rocha, M. Almeida, & F. Eugenio (Orgs.), Comunicação, consumo e espaços urbanos: Novas sensibilidades nas culturas jovens (pp. 15-34). Mauad.

Rocha, E. (2006b). Representações do consumo: Estudos sobre a narrativa publicitária. Mauad.

Sarlo, B. (1997). Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e vídeo-cultura na Argentina. UFRJ.

Scheff, T. J. (1990). Shame and conformity: The deference-emotion system. In T. J. Scheff, Microsociology: Discourse, emotion, and social structure (pp. 71-95). University of Chicago Press.

Siqueira, D. C. O. (2015). Corpo, construção social das emoções e produção de sentidos na comunicação. In D. C. O. Siqueira (Org.), A construção social das emoções: Corpo e produção de sentidos na comunicação (pp. 15-35). Sulina.

Siqueira, D. C. O., & Fortuna, D. R. (Orgs.). (2019). Narrativas do eu: Gênero, emoções e produção de sentidos. Sulina.

Sodré, M. (2006). As estratégias sensíveis: Afeto, mídia e política. Vozes.

Zanotti, R. V., & Carolino, Y. F. (2019, 3-5 de junho). Consumo sustentável no segmento da moda: Uma análise crítica dos “brechós” [Trabalho apresentado]. XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, Vitória, ES, Brasil. https://portalintercom.org.br/anais/sudeste2019/resumos/R68-0199-1.pdf

Referências audiovisuais

Boutique Filmes. (Produtora). (2016-hoje). Desengaveta [Série de TV]. GNT.

F. J. Productions. (Produtora). (2017-hoje). Menos é mais [Série de TV]. Discovery Home & Health.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Desengaveta, porque menos é demais: moralismo e vergonha nas narrativas sobre consumo consciente na TV. (2021). Novos Olhares, 10(1), 15-26. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.184000