Edição Atual

n. 19 (2021): Dossiê: O fictício literário amazônico
Capa da revista Opiniães n. 19

Em sua 19ª edição, a Opiniães – Revista dos Alunos de Literatura Brasileira (USP) apresenta, com muita satisfação, o dossiê O fictício literário amazônico. No empenho de ofertar discussão crítica, apresentação de livros e criações literárias, oferecemos sete artigos que abordam obras de expressão amazônica de Dalcídio Jurandir, Milton Hatoum, Luiz Bacellar, Astrid Cabral, Márcio Souza, Aldísio Filgueiras, Verenilde Santos Pereira, João Meirelles Filho, bem como os relatos dos viajantes Ermano Stradelli, Brandão de Amorim e Barbosa Rodrigues; quatro textos da seção Criação Literária, entre poesia, prosa e dramaturgia, além de uma entrevista com a autora e pesquisadora Isabella Thiago de Mello conduzida pelos editores do número. Ademais, obras dos artistas Vicente do Rego Monteiro e Otoni Mesquita, em diálogo direto com o dossiê temático, intercalam os textos ao longo da leitura.

A atual edição conta também com as seções Tema livre: estudos gerais de literatura brasileira, formada por quatro artigos dedicados a nomes importantes da literatura brasileira, quais sejam, Orides Fontela, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, Murilo Mendes e Conceição Evaristo, e Resenha, fechando o número com uma leitura crítica de livro dedicado ao poeta Álvares de Azevedo.

Desejamos a todos e todas uma boa leitura.

Juliano Fabrício de Oliveira Maltez, Tamiris Tinti Volcean e Rafael Rodrigo Ferreira

Editores da Opiniães n. 19

Publicado: 2021-12-30

Edição completa

Editorial

Entrevista

Criação literária

Resenhas

Ver Todas as Edições

Opiniães: revista dos alunos de literatura brasileira é uma publicação semestral das alunas e dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Seu objetivo é divulgar trabalhos que versem sobre temas de interesse para o debate dos estudos de literatura brasileira e que possam contribuir no desenvolvimento de pesquisas.

As submissões são abertas a pesquisadores vinculados a instituições acadêmicas diversas, não sendo necessário título de mestre/doutor. Temos por princípio que a avaliação por pares, de caráter duplo-cego, é suficiente para garantir a originalidade e qualidade dos artigos a ser publicados.

A revista aceita periodicamente contribuições inéditas de artigos, resenhas e criações literárias.

 

 Visite também nossa página no Facebook