Edição Atual

n. 17 (2020): Dossiê: 60 anos da Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso
					Visualizar n. 17 (2020): Dossiê: 60 anos da Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso

Em sua 17ª edição, a Opiniães – Revista dos Alunos de Literatura Brasileira (USP) apresenta o dossiê  temático 60 anos da Crônica da casa assassinada, reunindo vinte artigos dedicados à obra-prima do escritor mineiro Lúcio Cardoso. O dossiê é complementado com a seção Depoimentos, que colige as impressões e as memórias da leitura do romance de uma grande variedade de leitores: Milton Hatoum, André Seffrin, Amara Moira, Júlio Castañon Guimarães, Xikito Affonso Ferreira, Newton Vieira, George Moura, Luiz Carlos Lacerda, Ney Costa Santos, Dib Carneiro Neto, Denilson Lopes, Júlio Machado, Marcos Antonio de Moraes, Leandro Garcia Rodrigues, Simone Rossinetti Rufinoni, Nádia Degrazia, Thaís Gomes, Alexandre Siqueira, Andrea Vilela, Margaret Jull Costa e Robin Patterson (tradutores da Crônica para o inglês) e Harrie Lemmens (que prepara uma tradução do romance para o holandês, com previsão de publicação em 2021).

A seção Tema Livre apresenta artigo dedicado ao romance Lavoura arcaica, de Raduan Nassar; um ensaio sobre as práticas e os desafios da crítica literária brasileira; uma leitura comparativa entre textos dramatúrgicos de José de Alencar e Maria Angélica Ribeiro; e um leitura do conto "Feliz aniversário", de Clarice Lispector. A seção Criação Literária, apresenta contos, poemas e crônica de Bruno Rosa, Frederico Klumb, Luci Collin, Mailson Furtado Viana, Júlio Machado, Valeska Torres, Monalisa Bomfim, Marina Ribeiro Mattar e Júlia Almeida Baranski. A antologia O corpo descoberto: contos eróticos brasileiros (1852-1922) compõe a seção Resenha Literária. Por fim, a revista termina com a seção Tradução Poética, apresentando a tradução de seis poemas do poeta russo simbolista Fiódor Sologúb. Estas três seções contam, entre suas páginas, com os trabalhos gráficos da artista visual curitibana Sayuri Kashimura, e do ilustrador carioca Camilo Martins.

Desejamos a todas e todos uma boa leitura.

Ana Maria Amorim, Eduardo Marinho da Silva, Érica Ignácio, Frederico Cabala e Livia Azevedo Lima
Editores da Opiniães n. 17

Publicado: 2020-12-20

Edição completa

Editorial

Dossiê

Depoimentos

Criação literária

Tradução poética

Ver Todas as Edições

Opiniães: revista dos alunos de literatura brasileira é uma publicação semestral das alunas e dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Seu objetivo é divulgar trabalhos que versem sobre temas de interesse para o debate dos estudos de literatura brasileira e que possam contribuir no desenvolvimento de pesquisas.

As submissões são abertas a pesquisadores vinculados a instituições acadêmicas diversas, não sendo necessário título de mestre/doutor. Temos por princípio que a avaliação por pares, de caráter duplo-cego, é suficiente para garantir a originalidade e qualidade dos artigos a ser publicados.

A revista aceita periodicamente contribuições inéditas de artigos, resenhas e criações literárias.

 

 Visite também nossa página no Facebook