CONTAR! CONTAR! CONTAR! – A apresentação transcultural da vida norte-americana em A volta do gato preto, de Erico Verissimo

  • Iarima Nunes Redu Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Literatura brasileira, Erico Verissimo, Narrativas de viagem, Transculturação, Política de Boa Vizinhança estadunidense

Resumo

O escritor brasileiro Erico Verissimo viveu nos Estados Unidos em diferentes oportunidades, tendo transformado reflexões e observações sobre tais períodos em narrativas de viagens posteriormente publicadas. Entre setembro de 1943 e setembro de 1944, Verissimo e sua família viveram em San Francisco e Los Angeles, período no qual o escritor atuou como professor e conferencista a fim de estreitar as relações culturais entre os Estados Unidos e o Brasil – sua viagem, financiada pelo governo norte-americano, deu origem à narrativa A volta do gato preto. No presente artigo, pretendeu-se analisar a narrativa de viagem A volta do gato preto à luz da teorização apresentada por Mary Louise Pratt em Imperial eyes: travel writing and transculturation, empreendendo uma leitura norteada principalmente pelos conceitos de transculturação, anti-conquista, autoetnografia, zona de contato e seeing-man.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iarima Nunes Redu, Universidade de São Paulo
Doutoranda em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Mestra em Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

COSTA, Fabricio Santos da. O papel social do escritor e a sociedade no papel, de Erico Verissimo. 2012. 108f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira)–Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

PRATT, Mary Louise. Imperial eyes: travel writing and transculturation. Londres: Routledge, 1992.

SADLIER, Darlene J. Good neighbor cultural diplomacy in World War II. Paper. The Arts Diplomacy Festival, 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2017.

VERISSIMO, Erico. A volta do gato preto. 18. ed. São

Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Publicado
2017-12-29
Como Citar
Redu, I. (2017). CONTAR! CONTAR! CONTAR! – A apresentação transcultural da vida norte-americana em A volta do gato preto, de Erico Verissimo. Opiniães, (11), 92-109. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2017.135340