“Que obra preciosa estás a fazer!” considerações sobre as cartas do editor Monteiro Lobato ao escritor Lima Barreto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2017.142088Palavras-chave:
Monteiro Lobato, Lima Barreto, CorrespondênciaResumo
Monteiro Lobato foi um dos mais importantes editores das primeiras décadas do século XX; Lima Barreto, um dos autores mais expressivos do mesmo período. Relacionando-se exclusivamente por meio da correspondência, o editor paulista e o escritor carioca mantiveram amistosa e intensa relação, que se inicia em 1918, logo após a aquisição da Revista do Brasil por Lobato, e só se encerrará com o precoce falecimento do autor de Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá em 1922, livro de que, aliás, a troca de cartas é testemunha de todo o processo editorial, desde a contratação da publicação até as estratégias de venda imaginadas pelo operoso autor de Urupês.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Carmen Lúcia de; CAMARGOS, Márcia; SACCHETTA, Vladimir. Monteiro Lobato: furacão na Botocúndia. São Paulo: SENAC, 1997.
BARBOSA, Francisco de Assis. A vida de Lima Barreto: 1881-1922. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
BARRETO, Lima. Feiras e Mafuás – Artigos e crônicas. 2. ed. Prefácio de Jackson de Figueiredo. São Paulo: Brasiliense, 1961.
______. Um longo sonho do futuro: diários, cartas, entrevistas e confissões dispersas. Introdução, seleção e notas de Bernardo de Mendonça. Rio de Janeiro: Graphia, 1998.
CAVALHEIRO, Edgard. A correspondência entre Monteiro Lobato e Lima Barreto. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1955.
LOBATO, Monteiro. A barca de Gleyre. São Paulo: Brasiliense, 1964. 2 t.
NUNES, Cassiano (org.). Monteiro Lobato vivo... Rio de Janeiro: MPM Propaganda; Record, 1986.
PRADO, Antonio Arnoni. A correspondência entre Lima Barreto e Monteiro Lobato. In: ______. Trincheira, palco e letras: crítica, literatura e utopia no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. p. 207-215.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.