Diante da imagem, um poema: sobre O burro e o boi no presépio de João Guimarães Rosa

Palavras-chave: Guimarães Rosa, boi, burro, poema, análise, escanção

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar cinco poemas de João Guimarães Rosa que estão entre os 26 poemas intitulados O burro e o boi no presépio, publicados inicialmente na Revista Senhor e, depois, no livro póstumo Ave, palavra. É um conjunto de poemas inspirado em quadros medievais e renascentistas que tem como tema principal as figuras do boi e do burro na cena do nascimento de Jesus. Os poemas são analisados em seus aspectos métricos, rítmicos, sonoros e suas unidades semânticas e expressivas com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre a produção poética do escritor, tanto na sua criação formalmente considerada como poesia quanto em sua prosa, impregnada de poesia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia de Sá Baião, PUC Rio de Janeiro
Doutoranda (bolsista CAPES) e Mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015) com a dissertação "A trama e a urdidura em Grande sertão: veredas". Atualmente desenvolve pesquisa sobre processo de escrita de Guimarães Rosa. Áreas de interesse: Guimarães Rosa, Walter Benjamin, James Joyce (em especial sobre memória e tempo) e literatura marginal.

Referências

LEONEL, Maria Celia. Guimarães Rosa: Magma e Gênese da obra. São Paulo: UNESP, 2000.

LORENZ, Günter. Diálogo com Guimarães Rosa. In: Coutinho, E. Coleção Fortuna Crítica 6: Guimarães Rosa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

MEYER-CLASON, Curt. Correspondência com seu tradutor alemão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.

NIETZSCHE, Friederich. Segunda consideração intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida. Tradução: Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

ROSA, João Guimarães O burro e o boi no presépio. Rio de Janeiro: Salamandra, 1983.

______. Ave, palavra. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.

______. Magma. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1997.

Publicado
2018-07-29
Como Citar
Baião, L. (2018). Diante da imagem, um poema: sobre O burro e o boi no presépio de João Guimarães Rosa. Opiniães, (12), 104-119. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2018.142807