A favela boppiana: entre a modorra e a violência

Autores

  • Paulo César de Toledo Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2018.142864

Palavras-chave:

Raul Bopp, modernismo, violência, favela, escravidão

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão sobre dois dos “poemas negros” do livro Urucungo, de Raul Bopp, publicado em 1932. A obra de Bopp, assim como Poemas Negros, de Jorge de Lima, e os “Poemas da colonização”, de Oswald de Andrade, tematizam o morro, um dos topoi modernistas, segundo Augusto Massi. Os dois poemas analisados são: “Favela” e “Favela nº 2”, os quais têm como assunto a vida no morro e seus personagens oprimidos e sem horizontes. Encerramos nosso artigo realizando um estudo comparativo entre os dois poemas, apontando suas semelhanças e dessemelhanças.

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Biografia do Autor

  • Paulo César de Toledo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Doutorando em Literatura Brasileira.

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Publicado

2018-07-29

Como Citar