Reflexões iniciais sobre a paratopia criadora na obra “O Grifo de Abdera” de Lourenço Mutarelli

  • Vitoria Ferreira Doretto Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Paratopia criadora, Discurso literário, Autoria, Lourenço Mutarelli, Literatura brasileira

Resumo

Neste artigo propomos o que chamamos de reflexões iniciais sobre a obra de Lourenço Mutarelli. Fazemos uma breve análise de “O Grifo de Abdera” (Companhia das Letras, 2015), a partir do conceito de paratopia criadora desenvolvido por Dominique Maingueneau (2006), para o estudo do discurso literário dentro da vertente francesa da análise do discurso. Ao analisarmos os três personagens principais desta obra de ficção brasileira, delineamos as três instâncias de autoria (escritor, inscritor e pessoa), tidas como constituintes da ação criadora, em cada um destes personagens. Ao final da análise podemos verificar a possibilidade de realmente entender estes personagens como autores em diferentes estágios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitoria Ferreira Doretto, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Estudos de Literatura pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. E-mail: vitoriaferreirad23@gmail.com

Referências

GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso Literário. São Paulo: Contexto, 2006.

MUTARELLI, Lourenço. O Grifo de Abdera. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SALGADO, Luciana Salazar. Escritura e leitura, elementos da autoria. In: RIBEIRO, A. E.; VILLELA, A. M. N.; SOBRINHO, J. C.; SILVA, R. B. da. Leitura e escrita em movimento. São Paulo: Peirópolis, 2010.

Publicado
2019-07-30
Como Citar
Doretto, V. F. (2019). Reflexões iniciais sobre a paratopia criadora na obra “O Grifo de Abdera” de Lourenço Mutarelli. Opiniães, (14), 167-177. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2019.154190
Seção
Outras contemplações sobre a prosa e poesia nacional