A Lenda do Boto & da Cobra Grande

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2021.186689

Palavras-chave:

Cultura de Costumes, Lenda, Relação Homem e Natureza, Preservação da Especie

Resumo

A Lenda do Boto e' a mais encantadora das lendas porque traz a nossa relação de afeto com os animais e de respeito com a Natureza. São muitos os casos, quando o barco ou a canoa viram, de pessoas que são salvas pelos botos e não se afogam, são trazidas ate' a beirada do rio. Tambem tem os casos dos botos que ficam amigos de pescadores, quando acompanham a lida. Mas e' claro, que os melhores casos são os de namoro tanto com o macho quanto com a fêmea. Como são mamiferos, seus movimentos no ato do amor são muito parecidos com os humanos, (inclusive os orgãos), provavelmente venha dai' a lenda...E eu lhes digo porque ja' vivi: não ha' nada mais misterioso do que mergulhar no rio com estes animais, seres fascinantes ...lindos. Eu namoraria o boto lider do bando, tranquilamente, nadaria junto dos filhotes o dia inteiro, e ao cansar de tanta brincadeira, na beirada da praia, entregaria-me 'a magia, na ponta da Gaivota do rio Andira', o rio Sagrado dos Satere's Maue's.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabella Thiago de Mello, Oficina Literária Ivan Proença - OLIP, Núcleo de pesquisa CALIBAN Filmes e União Brasileira de Escritores Ube-RJ

    Isabella Patrícia Costa Rodrigues Thiago de Mello é pesquisadora de Cinema e Literatura, roteirista, atriz e produtora de TV. Documentarista e autora de livros sobre o Pai, Thiago de Mello (ensaios). Contista e editora de história infantojuvenil, seu primeiro romance regional, passado na Bahia em meados do século XIX está no prelo: “As Marcas de Santa D’Ávila”.

Referências

"Amazônia, Formação Social e Cultural" de Samuem Benchimol.

"Amazonas, Patria da Agua" de Thiago de Mello.

"Seres, Passaros, Lendas e Milagres" de Thiago de Mello.

"Amazônia, A Menina dos Olhos do Mundo" de Thiago de Mello.

"Manaus, Amor e Memoria"de Thiago de Mello.

"Manaus, Historia e Arquitetura" de Otoni Mesquita.

"O Amazonas na Epoca Imperial" de Antônio Loureiro.

"Erete,Amazônia" de Samuel Benchimol.

"A Historia da Amazônia" de Marcio Souza.

"Encontro de Civilizações" de Sebastião Antônio Ferrarini.

"Pensando a Amazônia" de Ozorio Fonseca.

"Cobra Grande" de Mario Ypiranga.

Downloads

Publicado

2021-12-30