Entre o quintal e o terreiro: Vieira da Silva no portão da infância de Cecília Meireles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.194180

Palavras-chave:

Cultura Popular, Literatura Brasileira, Artes visuais, Modernismo

Resumo

'Olhinhos de Gato', livro de caráter autobiográfico de Cecília Meireles, foi publicado pela primeira vez em capítulos, entre 1938 e 1940, na revista portuguesa 'Ocidente'. Em correspondência com o poeta açoriano Armando Côrtes-Rodrigues, na década de 1940, Cecília comenta que o livro seria publicado no Brasil com ilustrações da artista portuguesa, então radicada no país, Maria Helena Vieira da Silva. Não se sabe por que motivo a publicação não aconteceu, mas, na fundação que guarda parte do acervo da artista, em Portugal, a série de seis nanquins e um guache intitulada Souvenir de Cecília indica que a artista realizou ilustrações para a obra. Vistos de forma conjunta, texto e imagens mostram tanto as ressonâncias da relação entre as artistas quanto o interesse de Cecília pela chamada “cultura popular”, em um contexto de valorização desta. Nesse sentido, o artigo propõe, a partir dessa leitura, abordar tanto os interesses de Cecília em jogo nessa publicação quanto o modo como eles reverberam no trabalho e na experiência de Vieira da Silva no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Reis Tavares Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora e pós-doutora em Crítica e História da Arte (UERJ), mestre em Teoria e História Literária (Unicamp), graduada em Letras (UFJF). Atua como pesquisadora independente em projetos editoriais de arte, exposições e arte-educação.

Referências

ABREU, Joana Cavalcanti de. Entre os símbolos e a vida: poesia, educação e folclore. In: In: CECÍLIA MEIRELES: a poética da educação/organização: Margarida de Souza Neves, Yolanda Lima Lôbo, Ana Chrystina Venancio Mignot. Rio de Janeiro: Ed.PUC-Rio: Loyola, 2001.p.211-232.

CONDURU, Roberto. Arte Afro-Brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.

HALKIAS, M. Les yeuxs de la mémoire: the paintings of Maria Helena Vieira da Silva. Tese (doutorado) - University of St Andrews, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, St. Andrews, 2009.

GOMES, Jennifer Pereira. Olhinhos de nuvens: infância e solidão na prosa de Cecília

Meireles. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza, 2014.

MEIRELES, Cecília. Batuque, Samba e Macumba: estudos de gestos e de ritmo. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2003.

MEIRELES, Cecília. Olhinhos de gato. São Paulo: Editora Moderna, 1980.

MEIRELES, Cecília. A lição do poema: cartas de Cecília Meireles a Armando Côrtes-Rodrigues. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1998. (organização e notas Celestino Sachet)

MEIRELES, Cecília. Samba, Batuque e Macumba. Revista Mundo Português – Edição especial. Lisboa, 1935.

MENEZES NETO, Hélio Santos. Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira. 2018. Tese (doutorado) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2018.

MURICY, Andrade. Meia hora com Cecília Meireles e Correia Dias. Festa. N.7, 2ª fase, Rio de Janeiro, mar. 1935.

PEREIRA, Amanda Reis Tavares. Ressonâncias entre Cecília Meireles e Maria Helena Vieira da Silva: Encontros Prodigiosos. 2017. Tese (doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017.

PEREIRA, Amanda Reis Tavares. A etnografia poética de Correia Dias: um passeio pela tradição indígena de sua piscina mítica. 1920, Rio de Janeiro, v. X, n. 1, jan./jun. 2015. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/uah1/artp.htm. Acesso em: 22 jan. 2022.

VIEIRA, Ana Paula Leite. Cecília Meireles e a educação da infância pelo folclore. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. 2013. Orientador: Martha Campos Abreu.

VIEIRA DA SILVA; SZENES, Árpad. Anos 30-40. Carvalho, Armando da Silva (org). Lisboa Galeria EMI Valentim de Carvalho, 1984.

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

Entre o quintal e o terreiro: Vieira da Silva no portão da infância de Cecília Meireles. (2022). Opiniães, 20, 238-261. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.194180