Caranguejo Overdrive e o descompasso nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.198775

Palavras-chave:

Identidade nacional, Teatro brasileiro, Dramaturgia contemporânea, Caranguejo Overdrive, Modernização do Brasil, Work in progress

Resumo

Assim como a prosa e a poesia, a dramaturgia brasileira também se debruçou em questões relacionadas a identidade nacional, porém, uma vez que a história da modernização do teatro brasileiro percorreu caminhos mais disformes do que os outros gêneros, a maneira de investigar o Brasil também se deu por outras vias. Em Caranguejo Overdrive, peça de Pedro Kosovski criada em processo colaborativo com a Aquela Cia. de Teatro, o autor, ao contar a história de um homem-caranguejo que ao voltar traumatizado da Guerra do Paraguai, depois de anos em campo de batalha, não consegue mais reconhecer sua cidade natal completamente modificada pelo progresso, colabora com a identificação de caminhos que tentam elaborar o complexo cenário nacional, fazendo emergir um texto que em sua própria estrutura questiona a formação sócio histórica do Brasil, descortina a precariedade das relações humanas atuais e, assim, revela a formação truncada da nossa identidade, que em decorrência do descompasso entre o discurso (É preciso se modernizar) e a ação concreta (Mudança sem superação), mostram como a história do Brasil se repete initerruptamente a ponto ser incorporada à própria forma do teatro nacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriela Broinizi Pereira Branco, Universidade de São Paulo - USP

    Graduada em Letras, com dupla habilitação em Português e Inglês, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Está atualmente desenvolvendo sua pesquisa de mestrado no programa de Literatura Brasileira sobre o teatro de Jô Bilac, pesquisa que recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

ANDRADE, Mário de. Macunaíma. São Paulo: Cia das letras, 2016.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Iaiá Garcia. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, s. d. Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/iaia.pdf. Acesso em: 05/05/2022.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Edição especial, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Notícia da atual literatura brasileira. Instinto de nacionalidade. 1873. Disponível em: http://machado.mec.gov.br/obra-completa-lista/item/109-noticia-da-atual-literatura-brasileira-instinto-de-nacionalidade. Acesso em: 10/05/2022.

AZEVEDO, José Fernando. Posfácio: Interrupções do processo e as formas da interrupção (Notas de trabalho). In: DIEGUES, Isabel; AZEVEDO, José Fernando; ABREU, Kill. Maratona de dramaturgia. Rio de Janeiro: Cobogó; São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2019, pp 257-261.

DIEGUES, Isabel; AZEVEDO, José Fernando; ABREU, Kill. Maratona de dramaturgia. Rio de Janeiro: Cobogó; São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2019.

KOSOVSKI, Pedro. Caranguejo Overdrive. Rio de Janeiro: Cobogó, 2016.

MAGALDI, Sábato. Panorama do Teatro Brasileiro. São Paulo: Global, 2004.

PRADO, Décio de Almeida. Teatro em progresso: crítica teatral (1955-1964). São Paulo: Martins Editora, 1964.

PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Editora Perspectiva. 3ª edição, 2009.

SCHWARZ, Roberto. “As ideias fora do lugar”. In: SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades, 1992.

SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Editora 34, 2000.

SILVA, Elaine Cristina Moreira da. Nós, gritos e Caranguejo Overdrive: O sujeito pós-moderno na cena teatral brasileira contemporânea. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) – Faculdade Getúlio Vargas – Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/10438/30022. Acesso em: 10/05/2022.

SOUZA, Gilda de Mello e. O tupi e o alaúde. 2ª ed. SP: Edições 34, 2003.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Dados de financiamento