Drummond, leitor de Cecília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.199530

Palavras-chave:

Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Persona, Poesia moderna, Poesia moderna brasileira

Resumo

Este artigo analisa um conjunto de textos críticos de Carlos Drummond de Andrade sobre Cecília Meireles publicados em diferentes periódicos. Interessa, fundamentalmente, perceber como o elogio à poeta – sempre alçada à posição de destaque entre seus contemporâneos – se vincula a uma construção etérea de sua imagem, a qual estaria dividida entre o mundo ordinário e o plano universal, o que implicaria uma presença mundana que é, ao mesmo tempo, ausente. Intenciona-se investigar como a associação de Cecília ao plano etéreo – ela é a “deusa”, a “estrela” – ora designa sua pessoa, ora sua própria poesia, cujo valor, para Drummond, reside no poder de sugestão e de transfiguração das formas do mundo cotidiano por meio de uma ótica poética, que mistura o que é nítido e o que é evanescente. Ao referir-se à poeta, esse jogo ilusório, fundamento da poesia, parece ser espelhado por Drummond na descrição de Cecília, uma figura quase mágica que reflete o que se valoriza em sua atividade poética. Vê-se, assim, a descrição de uma persona, apresentada fundamentalmente como poeta a partir dos princípios que regem sua própria produção e que se vinculam a preocupações de Drummond sobre a poesia na metade do século.

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Biografia do Autor

  • Sara Begname, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017), atuando principalmente no seguinte tema: literatura brasileira. Mestranda, pela mesma instituição.

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Publicado

2022-07-07