50 anos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da FFLCH – USP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.199758

Palavras-chave:

Memória, Afeto, Legado, Resistência

Resumo

Esta seção tem como finalidade difundir – e desenvolver – em novos círculos, registros e suportes a iniciativa de recuperação da memória do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da FFLCH-USP, que surgiu no processo de organização do evento em comemoração aos 50 anos do PPGLB, em 2021. A seção inicia com um texto de apresentação em que são exibidas algumas informações coletadas sobre a história do PPGLB e em que são discutidos alguns aspectos da idealização do evento. Em seguida, quatro depoimentos de professores sobre suas vivências nos momentos iniciais dessa história: Alcides Villaça, Flávio Wolf de Aguiar, Luiz Roncari e Nádia Battella Gotlib.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Angelozzi , Universidade de São Paulo

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Desde a iniciação científica até o momento, estuda a obra da autora Clarice Lispector. É bacharela e licenciada em Letras pela mesma instituição com dupla habilitação em Português e Italiano e licenciada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul.

  • Cláudia Ayumi Enabe, Universidade de São Paulo

    Mestranda em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Graduada em Letras, com habilitação em Linguística e Português, na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Pesquisou o romance Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, junto à área de Literatura Brasileira desta instituição, desenvolvendo projeto de iniciação científica apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atualmente, estuda o amor como estrutura discursiva na contística de Lygia Fagundes Telles. Possui interesse, sobretudo, em literaturas de língua portuguesa modernas e contemporâneas. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ficção Brasileira, coordenado pelo Prof. Dr. André Luis Rodrigues, na Universidade de São Paulo.

  • Fernando Borsato dos Santos, Universidade de São Paulo

    Doutorando do Programa de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo - FFLCH-USP. É mestre em Letras (Literatura Brasileira - FFLCH-USP), Bacharel em Letras (Português e Inglês - FFLCH-USP), membro do Grupo de Pesquisa CNPq Da autoria literária: história, atualidade e perspectivas, e assistente editorial da Machado de Assis em linha - revista eletrônica de estudos machadianos (Qualis A1).

Referências

DIMAS, Antonio. “Antonio Candido e as letras, na Fapesp”. Revista USP, São Paulo, n. 118, julho/agosto/setembro 2018.

DIMAS, Antonio. “Literatura Brasileira: linhas de pesquisa”. Estudos Avançados, 8(22), 1994.

SEVILLANO, Daniel Cantinelli. “A história por trás de uma foto”. Informe: Informativo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. Ed. Especial 2004, vol. II. São Paulo: SDI/FFLCH/USP, 2006.

Downloads

Publicado

2022-07-07

Edição

Seção

Depoimentos

Como Citar

50 anos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da FFLCH – USP. (2022). Opiniães, 20, 410-443. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.199758