Edição Atual

n. 18 (2021): Dossiê: Vozearia literária: autoria feminina em coro
Capa da revista Opiniães n. 18

Vozearia literária: autoria feminina em coro é o tema da Opiniães 18. A edição, em seu dossiê temático, celebra e eleva a produção de mulheres escritoras brasileiras, criando uma roda de vozes, que se encontram, se confrontam, se potencializam.

A revista abre e fecha com uma entrevista. Na entrevista de abertura, as editoras, conversam com Fernanda Miranda, pesquisadora e professora, sobre romancistas negras brasileiras. Na entrevista que fecha a revista, os pesquisadores conversam com o poeta Paulo Henriques Britto sobre a poética de Orides Fontela. Em meio a essas duas entrevistas, vão se sucedendo as outras seções de conteúdo: artigos do dossiê temático, criação literária (poesia e prosa), tradução, depoimentos, resenha e tema livre (artigos).

O “dossiê temático” traz vinte e quatro artigos, sequenciados pela ordem cronológica das obras literárias mencionadas. Após um único artigo concentrado no gênero ensaio, temos o arco temporal de análise. Ele parte de um estudo sobre A Falência, de Júlia Lopes de Almeida, obra de 1901, e chega num artigo sobre a poesia de Maria Isabel Iorio. Nesse atravessamento de séculos, os trabalhos passam tanto pelos gêneros prosa (romances, diários e contos) como por um número considerável de investigações da poesia, presentes em nove pesquisas. A seção “criação literária” e “tradução” apresentam trabalhos inéditos, uma antologia de poemas e três textos em prosa. A seção depoimentos homenageia as poetas Olga Savary e Maria Lúcia Alvim, ambas levadas pela Covid 19.  A seção resenha apresenta quatro obras recentes: uma peça de teatro, uma coletânea de textos de produção intelectual, um dossiê de uma revista acadêmica e uma coletânea de produções de artistas negras . Na seção tema livre, foram incluídos três artigos que trazem temáticas sensíveis aos debates contra-hegemônicos. Essa roda de trabalhos, que se desenrola em 676 páginas, é encadeada por imagens, muitas inéditas.

 

Publicado: 2021-07-31

Edição completa

Editorial

Roda de conversa

Dossiê

Criação literária

Depoimentos

Entrevista

Ver Todas as Edições

Opiniães: revista dos alunos de literatura brasileira é uma publicação semestral das alunas e dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Seu objetivo é divulgar trabalhos que versem sobre temas de interesse para o debate dos estudos de literatura brasileira e que possam contribuir no desenvolvimento de pesquisas.

As submissões são abertas a pesquisadores vinculados a instituições acadêmicas diversas, não sendo necessário título de mestre/doutor. Temos por princípio que a avaliação por pares, de caráter duplo-cego, é suficiente para garantir a originalidade e qualidade dos artigos a ser publicados.

A revista aceita periodicamente contribuições inéditas de artigos, resenhas e criações literárias.

 

 Visite também nossa página no Facebook