n. 20 (2022): Dossiê: Cecília Meireles

					Visualizar n. 20 (2022): Dossiê: Cecília Meireles

Em sua 20ª edição, a Opiniães – Revista dos Alunos de Literatura Brasileira (USP) apresenta, com muita satisfação, o dossiê Cecília Meireles. Aqui se reúnem, portanto, estudos que propuseram novos olhares sobre a obra da autora. Para contemplar – ao menos parcialmente – os diversos campos de interesse da obra de Cecília Meireles e as motivações políticas, culturais, educacionais e filosóficas que a mobilizaram, procuramos perpassar sua vasta produção textual, desde sua atividade como poeta, até sua atuação como jornalista, educadora e artista plástica, compreendendo essas produções como múltiplas facetas de uma mesma obra, em sua totalidade. A seção conta com textos de Mariana Carlos Maria Neto, Denilson de Cássio Silva, Valéria Lamego, Paola Resende, Sara Begname, Camila Marchioro, Ana Amélia Neubern Batista dos Reis, Mariana Oliveira, Sheila Dálio, Vivian Lopes, Amanda Tavares, Amanda Angelozzi e Keila Vieira. 

Na Entrevista, Mariana Carlos Maria Neto, Paola Resende e Sérgio Alcides conversam com Antonio Carlos Secchin, que organizou edição da Poesia Completa de Cecília Meireles, publicada pela Editora Nova Fronteira em 2001. Bruna Feitosa dedica-se à apresentação do livro Um país no horizonte de Cecília (2021) na seção Resenha, em que destaca o trabalho do historiador Gustavo Henrique Tuna em organizar 9 ensaios-reportagens publicados na revista O Observador Econômico e Financeiro, entre 1939 e 1940. Fomos contempladas com a parceria de Fernanda Meireles, neta de Cecília Meireles, que, com grande generosidade, organizou e comentou uma série de poemas de Cecília, cuidadosamente selecionados para a seção Coletânea.

Na seção Criação Literária, lemos os poemas de Guilherme Pavarin, Dheyne de Souza, Carlos Eduardo de Campos, Márcia Marina e as produções em prosa de Laura Cohen, Leonardo Vieira, Jenifer Ianof, Douglas Ferreira, Yasmeen Cunha, Sergio Schargel e Maitê Alegretti. Em Tradução, Guilherme Cunha Ribeiro apresenta a tradução de quatro sonetos do poeta francês Jean de Sponde (1557 – 1595), além de ricos comentários sobre vida e obra do escritor. A edição 20 também se dedica a outra comemoração, na seção Depoimentos: os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (PPGLB). 

Mariana Carlos Maria Neto, Mariana Diniz Mendes, Paola Resende e Sara Begname
Editoras da Opiniães 20

Publicado: 2022-07-07

Edição completa

Editorial

Entrevista

Resenhas

Criação literária

Tradução

Depoimentos