Encontros e desencontros com o desejo nos corredores da velhice: Leitura de “A procura de uma dignidade”, de Clarice Lispector

Autores

Palavras-chave:

Clarice Lispector, Velhice, Mulher, Contos

Resumo

Este artigo, fruto de um trabalho de conclusão da disciplina “O infamiliar em Clarice Lispector”, oferecida pela pós-graduação do Programa de Literatura Brasileira da FFLCH-USP, debruça-se sobre o conto “A procura de uma dignidade”, de Clarice Lispector, publicado em Onde estivestes de noite (1974). Protagonizada pela senhora Jorge B. Xavier, a narrativa inicia com a idosa de quase 70 anos perdida nos corredores do subsolo do Estádio do Maracanã. À procura de uma conferência a que iria assistir, a senhora identificada pelo nome do marido – índice relevante da sociedade patriarcal sobre a qual a autora escrevia – mergulha em uma rede de angústias que vai revelando, pouco a pouco, a infamiliaridade dela ao lidar com o desejo sexual na velhice e a ânsia por encontrar uma porta de saída. Para a análise do conto, foi importante recorrer ao conceito freudiano de Das Unheimliche, a outros pesquisadores que se dedicaram ao estudo da obra de Clarice Lispector, bem como a outros textos do repertório clariciano, buscando acrescentar novas visadas à fortuna crítica da autora em um tema ainda não esgotado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla Casarin Leonardi, Universidade de São Paulo - USP

    Carla Casarin Leonardi é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2012) e cursa bacharelado e licenciatura em Letras com habilitação em português/ francês na Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP em regime de dedicação exclusiva durante a realização da pesquisa de Iniciação Científica.

Referências

ALMEIDA, Joel Rosa de. A experimentação do grotesco em Clarice Lispector: ensaios sobre literatura e pintura. São Paulo: Nankin Editorial; Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

ARÊAS, Vilma. Clarice Lispector com a ponta dos dedos. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BEAUVOIR, Simone. A Velhice. São Paulo: Nova Fronteira, 2018.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

FREUD, Sigmund. O infamiliar [Das unheimliche]. Ed. Bilíngue. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2019.

LISPECTOR, Clarice. A Descoberta do Mundo. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2004.

LISPECTOR, Clarice. A Paixão Segundo G.H.. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2009.

LISPECTOR, Clarice. A Via Crucis do Corpo. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1998.

LISPECTOR, Clarice. Todos os Contos. Organização de Benjamin Moser. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2016.

PONTIERI, Regina Lucia. Tantos outros que sou - Clarice Lispector e a experiencia da alteridade. Cultura Vozes, Petrópolis, v. 88, n. 4 , pp. 26-30, 1994.

SÁ, Olga de. A Escritura de Clarice Lispector. Petrópolis: Editora Vozes, 1993.

SÁ, Olga de. Clarice Lispector: a travessia do oposto. São Paulo: Editora Annablume, 1993.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Encontros e desencontros com o desejo nos corredores da velhice: Leitura de “A procura de uma dignidade”, de Clarice Lispector. (2022). Opiniães, 21, 149-164. https://www.revistas.usp.br/opiniaes/article/view/198611