A (Des)construção do feminino em Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.201277

Palavras-chave:

Uma aprendizagem, Clarice Lispector, Feminino, Psicanálise

Resumo

O presente artigo visa à análise do processo de ressignificação do conceito de feminino e da constituição da protagonista como sujeito do livro Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, de Clarice Lispector.

Para esse fim, far-se-á um breve estudo da linguagem usada pela autora à luz da hermenêutica, da psicanálise lacaniana e de teorias feministas de autoras como Simone de Beauvoir e Virginia Woolf. Assim, expõem-se os questionamentos dos padrões históricos, sociais e culturais de gênero e as quebras de paradigmas, tanto conceituais como estilísticos de que lançam mão a autora.

Será analisada uma passagem do romance para exemplificar a complexidade da obra em relação ao tema em questão e mostrar como ocorre uma desmontagem de estereótipos e o valor estético do livro.

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Biografia do Autor

  • Jenifer Ianof de la Fuente, Universidade de São Paulo - USP

    Mestranda em Literatura Brasileira pela USP, especialista em Educação e Tecnologia pela Ufscar, especialista em Ensino de Língua portuguesa e Língua espanhola e graduada em Letras. Professora de português, espanhol, revisora de texto e tradutora.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

A (Des)construção do feminino em Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres. (2022). Opiniães, 21, 74-88. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.201277