BrasilGaliza: Ensinar literatura brasileira na Galiza, algumas considerações

Autores

  • Vivian Rangel Universidade de Santiago de Compostela

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2018.148641

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Galiza, Galícia, lusofonia, ensino

Resumo

Este artigo apresenta considerações sobre o ensino de literatura e culturas brasileiras na Galiza, a partir da experiência de um Leitor brasileiro na Faculdade de Filologia da Universidad de Santiago de Compostela (USC). Há 20 anos a USC conta com professores brasileiros que devem repensar estratégias didáticas para ensinar na Galiza, onde o ensino para estrangeiros tem uma série de especificidades, sobretudo no que se refere ao (quase) pleno entendimento da língua e à tradição histórico-cultural compartilhada. Neste percurso é sugerida uma construção de repertório baseada na experiência empírica e moldada a partir da interdisciplinaridade, sobretudo com a presença da Literatura Comparada (com ênfase na Lusofonia).

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Biografia do Autor

  • Vivian Rangel, Universidade de Santiago de Compostela

    Mestre em Literatura Comparada (Erasmus Mundus Crossways in European Humanities,Licenciada emComunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Leitora de Português do Brasil naUniversidad de Santiago de Compostela (USC).

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

BrasilGaliza: Ensinar literatura brasileira na Galiza, algumas considerações. (2018). Opiniães, 13, 82-101. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2018.148641