Vianinha e sua luta política no campo estético sob a ditadura

Autores

  • Fernando Bustamante Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Daniel Angyalossy Alfonso Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2019.159261

Palavras-chave:

Oduvaldo Vianna Filho, Teatro na ditadura, PCB, Teatro brasileiro, Teatro e política

Resumo

O artigo propõe uma breve análise de aspectos temáticos, formais e políticos da obra dramatúrgica de Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) em suas diferentes fases, com ênfase para seu retrato da classe média e os dilemas políticos enfrentados por esta. Também procura articular essa visão com a noção de um teatro “nacional e popular” que orienta a produção do autor em sua totalidade. A análise busca retomar alguns pesquisadores da obra de Vianna e articular como as concepções políticas do autor, enquanto militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), dialogam com as suas opções dramatúrgicas e de debates, tanto sobre a produção teatral do período, como sobre as estratégias políticas da esquerda organizada, tendo em vista as mudanças bruscas na situação política e os impactos diretos desta tanto sobre as condições de produção como sobre as opções políticas e de temática nas peças

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

Vianinha e sua luta política no campo estético sob a ditadura. (2019). Opiniães, 15, 74-96. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2019.159261