O performativo em Diário da catástrofe brasileira: uma análise da assinatura de Ricardo Lísias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2020.165848

Palavras-chave:

Literatura contemporânea, Performativo, Iterabilidade, Assinatura, Ricardo Lísias

Resumo

Na série de ebooks Diário da catástrofe brasileira (2019, 2020), de Ricardo Lísias, são notáveis a expressiva referência à forma do material, o aproveitamento das tecnologias e o trânsito entre vida e obra, características que já estavam presentes em textos anteriores do autor, ainda que de outra maneira. Sendo assim, proponho uma discussão sobre o performativo (AUSTIN, 1998; DERRIDA, 1991; FISH, 1982) nos ebooks e na relação que estabelecem com publicações precedentes de Lísias, partindo da hipótese de que, performativamente, o autor lança mão de certas estratégias a favor da circulação de sua assinatura no campo literário e, sobretudo, considerando o contexto da literatura contemporânea, que, conforme defendo, faz emergir novas questões para pensarmos o performativo e seus desdobramentos.

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Biografia do Autor

  • Nivana Ferreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Campus Valença

    Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Valença – BA. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, da Universidade Federal da Bahia, e integrante do grupo de pesquisa “Leituras Contemporâneas – Narrativas do século XXI”, coordenado pela professora Dr.ª Luciene Azevedo.

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Publicado

2020-07-31

Edição

Seção

Performatividade e Campo expandido na Literatura brasileira

Como Citar

O performativo em Diário da catástrofe brasileira: uma análise da assinatura de Ricardo Lísias. (2020). Opiniães, 16, 66-88. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2020.165848